Uruguaios mudam hábitos e passam a apreciar o café brasileiro

Uruguaios mudam hábitos e passam a apreciar o café brasileiro

Número de cafeterias tem aumentado no país revelando mudança de preferência, antes dominada pelo chimarrão

< 1 minuto de leitura

O mate ainda é a bebida tradicional que melhor representa o Uruguai. Antes de mais nada, em diferentes cidades, ainda é bastante comum encontrar com uruguaios andando para lá e para cá, com garrafas térmicas debaixo do braço e cuia de mate na mão, para apreciar o famoso chimarrão.

Hábito comum que, a princípio, não mudou, pois a bebida continua tendo forte presença na vida dos uruguaios. Porém, há alguns anos ela passou a dividir espaço com o café, conforme divulgado em reportagem da CNN.

A mudança de hábito ocorre graças a uma turma que tem frequentado cada vez mais as cafeteria. Que começam a se multiplicar em diferentes regiões turísticas, como Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este.

Grão é importado ainda verde

Por via de regra, no Brasil, não é possível importar o grão verde como medida protetiva aos produtores locais.

Contudo, as normas são diferentes no Uruguai, sendo que o país tem permissão para importar o grão, aproveitando a possibilidade para fazer a torra de forma local, o que permite um maior frescor, resultando em uma bebida de melhor qualidade.

Nesse sentido, as experiências gastronômicas do país vizinho incluem, cada vez mais, os produtos tipo exportação do Brasil, com destaque para o tão cultuado café que tem ganhado adeptos e entusiastas da famosa bebida.  


Tags: