
Alimentos impulsionam inflação em abril
Dados do IBGE mostram que alimentos como cenoura, tomate e café puxaram alta no mês passado
Quem faz compras em mercados, feiras e hortifrútis já percebeu que semana após semana os preços mudam. Além disso, quase sempre para cima. Ou seja, trata-se da inflação.
Entre os alimentos que figuram na lista da inflação estão a cenoura, o tomate e o café, que apresentaram alta de até 178% em 12 meses, de acordo com o levantamento do UOL .
Itens mais caros
A cenoura disparou no período, com elevação de 178,02% no acumulado de 12 meses, de acordo com o IPCA, divulgado nesta quarta-feira (12), pelo IBGE.
Depois vem o tomate, que também ultrapassou os três dígitos, apresentando alta de 103%. A abobrinha não está muito atrás, com 102% de acréscimo no período.
E o café, insubstituível no café da manhã, também mexeu com a inflação. O grão moído acumula alta de 67,53% em 12 meses; e o solúvel, 16,69%.
Nem mesmo o açúcar e o leite ficaram de fora e apresentaram alta, respectivamente, de 36% e 23% na pesquisa de preços do IBGE.
Maior inflação dos últimos 26 anos
Os dados estão no IPCA de abril, que ficou em 1,06%. E no ano já acumula elevação de 4,29%. Na avaliação mensal, o setor de alimentação e bebidas puxou a inflação em 2,06%, com destaque para alimentação fora de casa.
O valor representa a maior alta para o mês de abril desde 1996. Ou seja, é a maior inflação para o período nos últimos 26 anos.
A previsão, segundo analistas, é que nos próximos meses os preços dos alimentos ainda pressionem as despesas domésticas, com impacto direto no bolso do consumidor.