Análise da água garante sua potabilidade nas propriedades rurais

Análise da água garante sua potabilidade nas propriedades rurais

Avaliação feita por técnicos em laboratório é de grande importância para ter a certeza de que o líquido está isento de substâncias prejudiciais à saúde

2 minutos de leitura

A análise da água é de grande importância, principalmente quando destinada ao consumo humano. Com ela, pois, conseguimos assegurar se a água de uma propriedade está isenta de micro-organismos ou substâncias prejudiciais à saúde. Afinal, essa avaliação da potabilidade garante a qualidade da água.

Dessa forma, a Cooxupé preparou um vídeo para explicar aos seus cooperados como atua o Laboratório de Análises da cooperativa.

Análise da água

Primeiramente, o supervisor de Produção Sustentável da Cooxupé, Leo de Castro Simone, explica que a água para consumo humano é aquela que utilizamos para ingestão, higienização e limpeza de alimentos. “Ela tem que ser potável e de qualidade, uma vez que é muito importante para nossas vidas”, destaca.

Entretanto, ele alerta que uma água cristalina, sem cheiro e sem sabor não é sinal de que ela é potável. “Tem alguns fatores físicos, químicos e microbiológicos que a gente só consegue identificar por meio das análises para a potabilidade da água”, explica.

Legislação

Nesse sentido, existem legislações específicas para esse controle de qualidade no Brasil. Assim, o país dispõe da portaria 888, que classifica e padroniza esses critérios para a potabilidade da água. Além disso, tem a norma regulamentadora NR 31, que visa a saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores rurais.

“Em um dos seus trechos, essa norma cita que deve ser fornecida água potável para consumo humano nas propriedades para os trabalhadores e seus familiares”, comenta Leo.

Fontes

De antemão, a água para consumo humano pode ser oriunda de várias fontes. Como, por exemplo, minas e nascentes. No entanto, o líquido tem um longo caminho até chegar na torneira, onde será consumida. Ou seja, desde mangueiras condutoras, canos de água, caixas d’água, até chegar no consumo.

Desde já, há muitos fatores, como micro-organismos e agentes patogênicos, que podem afetar a qualidade dessa água.

Ações corretivas

Portanto, a análise nos ajuda a identificar onde é esse problema e vai auxiliar com ações corretivas para que fique potável. Desde cercamento de sua mina ou sua nascente onde ela é coletada, limpeza das mangueiras condutoras e caixa d’água. E, dependendo da questão, até a utilização de cloradores para fazer a cloração da água.

Em suma, as características físico-químicas da água são fatores como pH, turbidez, cloro total. “Já as características microbiológicas são questões que envolvem coliformes totais e fecais, que muitas das vezes vêm de fezes animais ou até mesmo de fezes humanas. Ou, também, da popularmente conhecida bactéria chamada E. coli, que pode ser prejudicial à saúde humana se não estiver nos padrões estabelecidos por essa portaria”, explica o supervisor da Cooxupé.

Laboratório

Sobretudo, os cooperados da Cooxupé podem acionar a equipe técnica da cooperativa para fazer a análise da água da propriedade. Atualmente, a equipe é formada por técnicos, agrônomos e analistas de produção sustentável.

Acima de tudo, os técnicos podem ir à propriedade para fazer a coleta e as amostras. “Então, aproveite e utilize desse benefício que a Cooxupé tem para você, cooperado, e solicite sua análise de água nos nossos laboratórios e a nossa equipe em campo”, orienta Leo.

Tecnologia

Em conclusão, o Laboratório de Análises da cooperativa conta com alta tecnologia e confiabilidade na análise da potabilidade de água.

“A Cooxupé oferece aos seus cooperados a análise de água para fins de potabilidade, fornecendo toda segurança para o consumo humano”, acrescenta Márcio Donizetti de Andrade, coordenador do Laboratório.

Em conclusão, saiba mais mais sobre a análise da água no vídeo do Cooxupé em Foco.


Tags: