Aprenda como fazer um ‘refrigerante de café’

Aprenda como fazer um ‘refrigerante de café’

Professora do Senac Campinas ensina receita refrescante da bebida em um coquetel com ingredientes simples; aprenda

2 minutos de leitura

Seja para despertar de manhã ou pra jogar conversa fora em um fim de tarde, são poucos os que dispensam o cafezinho. Segundo pesquisa do Instituto Agronômico (IAC), cerca de 97% dos brasileiros consomem a bebida. E isso vale até mesmo para os dias quentes. Mas, será que tem como deixar o café mais refrescante? A resposta é sim. Você já provou ‘refrigerante de café’?

A professora de Gastronomia, Alimentos e Bebidas do Senac Campinas, Larissa Pedretti, ensina uma receita refrescante da bebida. “É possível tomar café no calor, mesmo que seja o de 40 graus”, afirma a professora do Senac.

Antes de mais nada, a matéria é do site G1.

Faça chuva ou faça sol

Em primeiro lugar, o café não surgiu no Brasil. Mas, tem uma longa história no país a ponto de fazer ser obrigatório para muitos brasileiros. Porém, nem mesmo as altas temperaturas inibem o consumo da bebida, que tradicionalmente é servida quente. “Não importa o calor, a gente está lá tomando o nosso cafezinho de todo dia”, afirma a professora Larissa.

Apesar do dilema entre se refrescar ou tomar um cafezinho já até ter virado meme nas redes sociais, a maioria chega na mesma conclusão de Larissa. Faça chuva ou faça sol, o café é inevitável.

No entanto, é possível, também, unir as duas coisas. Assim, uma pitada de criatividade já serve para fazer receitas diferentes. Por exemplo, como a do café gelado, que está muito longe do café esquecido na cafeteira ou garrafa térmica, até mesmo o ‘refrigerante de café’.

“A ideia é que a gente faça outro tipo de extração ou uma extração do café direcionada para proposta de um coquetel, seja ele com ou sem álcool”, revela a professora Larissa.

Refrigerante de café

Dessa forma, para a receita, Larissa apresentou um coquetel com ingredientes simples que pudessem substituir um refrigerante ultraprocessado.

Assim, além do café, foram escolhidas algumas frutas como o morango e a laranja. “São frutas que harmonizam perfeitamente com os sabores que o café nos traz”, explica.

Mas a professora ressalta que as frutas podem variar conforme o gosto de quem estiver fazendo a receita.

Dessa forma, Larissa também comenta sobre a opção de um coquetel sem álcool. Ele vem ganhando espaço, mas ainda não tem tanta visibilidade. “As pessoas ainda torcem um pouquinho o nariz, mas é uma forma de trazer acessibilidade em eventos que não necessariamente precisam ter o consumo de álcool”, conta.

Aprenda a fazer o xarope

  • 100 ml de suco de laranja
  • 100g polpa de morango
  • 200g de açúcar refinado

Modo de fazer: dessa forma, bata tudo no liquidificador até que o açúcar dissolva e deixe descansar.

Ingredientes do Coquetel

  • Gelo
  • 30 ml de xarope de laranja com morangos
  • Água com gás ou água tônica (gelados)
  • 1 dose de café espresso

Modo de fazer: em primeiro lugar, no copo, adicione o gelo até quase a boca. Na sequência coloque 30 ml do xarope e 1 dose de café espresso. Complete o copo com a água com gás ou água tônica. Por fim, enfeite com um supreme de laranja e sirva com um canudo.