Café está liberado no jejum intermitente? Nutricionista explica

Café está liberado no jejum intermitente? Nutricionista explica

Especialista esclarece se o café quebra jejum e como deve ser feito o consumo da bebida durante a restrição alimentar

3 minutos de leitura

Uma das principais dúvidas para quem faz o chamado jejum intermitente é o consumo de café. Afinal, café quebra jejum? A tradicional bebida está liberada nos períodos de restrição alimentar?

Em entrevista à Insider, a nutricionista do Hospital da Universidade de Michigan, Sue Ryskampe, explica que sim, o cafezinho está liberado. Mas, desde que seja para tomar café puro, sem leite, açúcar ou adoçante.

Café quebra jejum

A especialista norte-americana diz, ainda, que apenas bebidas sem calorias são liberadas durante a janela de jejum. O que inclui água normal e chás de ervas sem açúcar. E, claro, o café.

Inclusive, a nutricionista, incentiva as pessoas que praticam o jejum a beber alguns líquidos durante a restrição para manter a hidratação.

Benefícios do jejum intermitente

Durante o processo do jejum, a cafeína pode, ainda, ajudar a evitar as chamadas dores da fome, suprimindo o apetite, segundo Ryskamp.

Por outro lado, ela não recomenda outras bebidas não calóricas, como refrigerantes dietéticos ou bebidas com adoçantes artificiais.

Antes de mais nada, já existem estudos sobre o método com resultados positivos em animais e humanos. Entretanto, ainda não há um consenso na comunidade médica.

De acordo com publicação do Jornal da USP, o jejum como forma de redução de peso pode ter efeitos a longo prazo ainda desconhecidos.

Exames médicos

Por isso, antes adotar a prática no dia a dia, é preciso procurar um profissional para uma avaliação.

Dessa forma, será possível estabelecer o método de restrição alimentar, respeitando condições como pressão alta, diabetes, obesidade, entre outras.

Além disso, podem ser necessários exames médicos para orientação de como seguir o jejum.

Perda de peso

Primeiramente, o hábito do jejum para ajudar na perda de peso não é novo. Porém, se popularizou em 2013, após o médico inglês Michael Mosley lançar o livro “A Dieta dos 2 Dias”.

No livro, pois, ele sugere um método chamado “5 por 2”. Em que, durante cinco dias, é possível se alimentar normalmente, só que sem exageros. E praticar o de jejum nos outros dois dias.

Hoje, outro formato popularizado do jejum é o “16 por 8”. Ele permite se alimentar por 8 horas durante um dia, e o restante fica reservado para a prática do jejum.

Portanto, a definição sobre qual é esse período também deve ser feita de acordo com cada rotina e pessoa. Por isso, é preciso a ajuda de um profissional da saúde.

Tipos de jejum

Acima de tudo, o jejum intermitente é um método em que se alterna períodos de jejum com períodos de alimentação. Definindo, assim, o melhor período para as refeições.

Nesse sentido, pode auxiliar nas estratégias de emagrecimento ou de controle de peso. A prática é indicada para quem segue uma dieta equilibrada há algum tempo.

De antemão, existe um tipo de jejum para cada pessoa. Geralmente, os intervalos sem se alimentar variam entre 12 horas, 16 horas, 18 horas ou 24 horas.

Longo prazo

Além de ajudar no seu bem-estar e na perda de peso, o método reduz o apetite e controla os níveis de glicose e insulina no sangue. Além de dar mais disposição e melhorar a resistência à insulina.

Entretanto, é importante lembrar que isso acontece quando a prática é bem indicada e bem feita. Ainda assim, em longo prazo, a eficácia depende de alguns fatores. Como, por exemplo, manter uma alimentação saudável e de baixas calorias no futuro.

Café preto

Começar o dia com uma xícara de café é algo liberado durante o jejum intermitente. Desde já, o café preto é considerado uma bebida sem calorias. Por isso, autorizam seu consumo. Assim como água e chás, sempre sem adoçar.

Já o café com leite quebra jejum, portanto, não é aconselhável. Por outro lado, aqueles que preferem dar um novo sabor à bebida devem se perguntar: café com canela quebra jejum? De antemão, a resposta é não! Ou seja, pode colocar a especiaria em seu cafezinho durante a prática.

Em suma, consultar médico ou nutricionista para definir sua estratégia alimentar e fazer exame é o melhor caminho. Busque a forma mais adequada de emagrecimento e não se esqueça: café quebra jejum? Não, você pode consumir sem medo!


Tags: