Café pode prevenir doenças do fígado

Café pode prevenir doenças do fígado

Pesquisadores atestam que substâncias naturais encontradas no café podem contribuir para reduzir a doença hepática gordurosa não alcoólica

2 minutos de leitura

Tem boa notícia para quem procura um motivo a mais para beber café: pesquisadores da Universidade de Coimbra afirmam que a cafeína e outros princípios ativos encontrados no café podem prevenir doenças do fígado, conforme mostra o site Catraca livre.

Café pode prevenir doenças do fígado

De acordo com o estudo do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, tanto a cafeína como os polifenóis (antioxidantes) e outros ativos naturais encontrados no café podem contribuir para reduzir a gravidade da doença hepática gordurosa não alcoólica.

Essa constatação se deu, particularmente, em pessoas com excesso de peso e diabetes tipo 2.

No entanto, os especialistas afirmam que o consumo de café deve ser moderado. E, desse modo, apenas complementar a principal terapia para tratar a causa do problema.

Doença hepática gordurosa não alcoólica

A doença hepática gordurosa não alcoólica é quando o paciente não consome álcool. Mas, ainda assim, acaba com o fígado gorduroso.

Essa condição engloba diferentes doenças. Como, por exemplo, os simples problemas de fígado gorduroso até, enfim, a hepatite e a cirrose hepática.

Entre as principais causas estão: diabetes, hipertensão, sobrepeso ou obesidade, níveis elevados de colesterol e, por fim, o hipotireoidismo.

Pacientes com diabetes, especialmente do tipo 2, têm resistência à insulina levando, pois, a níveis elevados de açúcar no sangue.

A doença tem relação com o estilo de vida e, também, colesterol alto e hipertensão.

Todas levam, portanto, a depósitos de gordura no fígado que causam a condição chamada fígado gorduroso.

Isso pode evoluir, inclusive, causando a inflamação do fígado, que é chamada de hepatite. E levar, posteriormente, à cirrose hepática.

Efeitos protetores do café

O café ajuda na prevenção dos danos pelos radicais livres.

Os radicais livres causam o estresse oxidativo. E esse mecanismo leva, evidentemente, à inflamação ou dano hepático em pacientes com diabetes.

E, comparativamente, é similar à forma como vegetais de folhas verdes, frutas frescas e multivitaminas protegem nosso organismo contra as doenças.

Assim, o estudo sugere que os componentes do café, incluindo os polifenóis, reduzem o estresse oxidativo no fígado, diminuindo o risco de fibrose e melhorando, em conclusão, a homeostase da glicose.

Saúde e peso corporal

Dano oxidativo ou dano de radicais livres de oxigênio ocorre sempre que há depósito de gordura no fígado.

Dessa forma, a deposição de gordura nas células do fígado pode levar, em síntese, à inflamação do órgão.

E, assim, todos os compostos “protetores” presentes no café, em frutas, vegetais de folhas verdes e nos multivitamínicos funcionam com base nos mesmos princípios.

Eles diminuem o estresse oxidativo ou os danos dos radicais livres de oxigênio, prevenindo, sobretudo, a fibrose ou a cirrose.

Ou seja, existe o efeito protetor. Todavia, os cientistas advertem que, uma vez instalada a doença, ela não pode ser revertida com o consumo de café ou outros alimentos.


Tags: