Catálogo reúne cultivares de café arábica registradas no RNC

Catálogo reúne cultivares de café arábica registradas no RNC

Registro é para apoiar produtor, atendendo suas necessidades

< 1 minuto de leitura

Registro Nacional de Cultivares (RNC). Conforme o pesquisador da Embrapa Café, Carlos Henrique Carvalho, apesar desse grande número, atualmente são plantadas em grande escala cerca de 40 cultivares dessa espécie no país. Assim, está sendo lançado o Catálogo de Cultivares de Café Arábica. Para, pois, apoiar o produtor na escolha de cultivares que atendam às suas necessidades de produção.

O produtor, ao buscar uma nova cultivar, deve levar em conta fatores como porte, diâmetro da copa, vigor vegetativo, época de maturação, tamanho da semente. Bem como resistência a doenças e a nematóides, tolerância a déficit hídrico, além da produtividade.

“Essas características agronômicas estão no Catálogo de modo comparativo, tomando-se como referência a cultivar Catuaí, em que os cafeicultores a conhecem mais”, explica o pesquisador.

O trabalho apresenta cada uma das cultivares de café arábica de forma didática, com uso de infográficos, numa linguagem simples e objetiva. A publicação traz, portanto, ainda um histórico sobre o desenvolvimento de cultivares de café arábica no Brasil. Bem como a descrição das principais características agronômicas e tecnológicas das cultivares de café.

“Nossa ideia é levar ao conhecimento do produtor que existem outras 100 cultivares de arábica que foram desenvolvidas com diferentes características como tolerância à doenças e à seca, por exemplo. E temos o propósito de fazer uma atualização constante dessas informações”, diz o pesquisador.

De acordo com dados de maio da Conab, a safra 2022 conta com 1,81 milhão de hectares de área plantada com essa espécie. O que representa 76,56%, de todo o café plantado no país, num total estimado de 6,2 bilhões de covas de cafeeiros.


Tags: