Comer uma maçã desperta mais do que beber um café?
Tomar café é uma prática comum para aumentar o estado de alerta. Mas, em contrapartida, há quem defenda que uma maçã desperta mais. Será verdade?
De tempos em tempos, a internet surge com temas e comparações para chamar nossa atenção.
E uma das teses defende que comer uma maçã desperta mais do que beber um café. Além de ser, inclusive, mais saudável. Mas, será verdade? O blog Viral foi em busca de respostas.
Comer uma maçã desperta mais?
Em declarações ao Viral, as nutricionistas Margarida M. Ribeiro, do projeto “Põe-te na linha”, e a colega Catarina Custódio explicam que não se pode afirmar que a ingestão da fruta desperte mais do que beber um café.
Catarina Custódio começa por esclarecer que “os mecanismos pelos quais estes alimentos ‘nos dão energia’ são diferentes”.
Assim, conforme ela, a maçã realmente nos dá energia. Isso porque ela tem hidratos de carbono (majoritariamente frutose) na sua composição.
E esses hidratos “acabam por ser a nossa principal fonte de energia para satisfazermos as necessidades básicas diárias”, explica Catarina.
Já a nutricionista Margarida M. Ribeiro acrescenta que a energia que a maçã fornece não é tão repentina. Mas, é duradoura. “Especialmente se for consumida com a fibra da sua casca, uma vez que acaba por ser digerida mais lentamente”.
Por outro lado, a cafeína eleva o estado de alerta, como destaca Custódio. “O café diminui a nossa percepção de cansaço e de esforço”.
Ribeiro esclarece que a cafeína atua como estimulante ao nível do sono. “Assim, ela é considerada uma substância que nos desperta e que indiretamente nos dá energia”.
Quimicamente, ela se liga aos mesmos receptores da adenosina, que é uma substância que vem do gasto de energia do corpo. Ao ser acumulada, causa a sensação de cansaço e fadiga. Desse modo, a cafeína intensifica o estado de atenção.
“É como se a cafeína enganasse o nosso cérebro”, conclui Ribeiro.
E os benefícios para a saúde?
As nutricionistas questionadas pelo blog Viral garantem que consumir maçã, assim como qualquer outra fruta, tem inúmeros benefícios para a saúde.
Estes alimentos estão associados à redução de mortalidade, diminuição da obesidade, diabetes e de outras doenças. Sendo a maçã excelente para a saúde.
“Elas são ricas em fibra, vitaminas, antioxidantes, potássio, fósforo, magnésio e têm poucas calorias”, completa Ribeiro.
Por outro lado, também é provado que o consumo moderado de café tem benefícios para a saúde.
“A cafeína presente no café tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. E a bebida, consumida em doses moderadas, pode reduzir a fadiga, aumentar o estado de alerta e reduzir o tempo de reação”, aponta.
É preferível uma maçã ou um café?
Mais uma vez, as duas nutricionistas concordam que, obviamente, depende da pessoa, do objetivo e do contexto.
Na visão de Catarina Custódio, “se alguém tem uma alimentação adequada e precisa daquela energia extra, o café é uma boa opção”.
No entanto, em caso de jejum, o ideal é a maçã. “Se estivermos falando de alguém que não come há muitas horas e que tem falta de açúcar no sangue, então, a maçã é a melhor opção”, contrapõe.
Por fim, o ideal é uma dieta equilibrada com alimentação variada (que inclua frutas e verduras). E caso não existam contraindicações, o café também pode ser consumido.
Em suma, tanto a maçã quanto o café têm a capacidade de fornecer energia. Mas, por meio de mecanismos diferentes.
Enquanto o café desperta de forma mais imediata, a maçã mantém esse alerta de forma mais duradoura.