Como montar uma cafeteria?

Como montar uma cafeteria?

Aprenda como empreender neste mercado, que está favorável para esse modelo de negócios, de acordo com o Sebrae-SC

3 minutos de leitura

Os brasileiros estão entre as duas nações do mundo que mais consomem café. Em primeiro lugar, este dado mostra como esse consumo pode se tornar uma grande oportunidade de empreender no mercado de cafeterias. Isso porque, o mercado está favorável a esse modelo de negócio. E o investimento para abrir um café pode ser baixo, se bem planejado. Portanto, aprenda como montar uma cafeteria. Aliás, com dicas publicadas no blog do Sebrae-SC.

Desde já, quando se fala em planejar, é necessário buscar informações do mercado, perfil de clientes, público-alvo, entre outros dados essenciais. Além de pensar em vários detalhes, como a compra de equipamentos, contratação de colaboradores, obter ou não crédito, apostar em design diferenciado.

Brasileiros estão consumindo mais café

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em seu último estudo estatístico, o consumo de café no Brasil chegou a 21,3 milhões de sacas em 2022. Assim, foram consumidas 21,3 milhões de sacas entre novembro de 2021 e outubro de 2022.

Além disso, o país manteve a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. Ficando atrás somente dos Estados Unidos.

A princípio, os dados mostram como o café é uma bebida importante para os brasileiros e para a indústria nacional. E como há cada vez mais consumo e adeptos, o cliente está mais exigente, demonstra mais interesse no assunto.

Entretanto, mesmo com toda facilidade, o brasileiro segue frequentando as cafeterias. A procura por esse tipo de estabelecimento, portanto, vem aumentando nos últimos anos. Isso com crescimento de quase 28% em 2022.

O que as cafeterias têm feito para se destacar no mercado?

Aproveitando as tendências para o setor, pois, cafeterias estão investindo em novos processos e modelos de produção. Dessa forma, a ideia é se aproximar do cliente e tornar o consumo de café fora de casa uma prática cada vez mais recorrente, cômoda e agradável.

Ou seja, os consumidores têm adquirido gosto por uma bebida de qualidade, incluindo os chamados cafés-gourmet. Sendo assim, muitas cafeterias diversificam os menus, oferecendo ampla variedade de cafés. Desde os tradicionais espressos e cappuccinos, até opções mais elaboradas, como cafés especiais, métodos de extração diferentes e bebidas sazonais.

Como montar uma cafeteria?

Um dos primeiros passos para abrir uma cafeteria é definir as questões legais e jurídicas. A atividade, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, se enquadra como “Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares”.

Assim, código 5611-2/03 e compreende o serviço de alimentação para consumo no local, com venda ou não de bebidas, em estabelecimentos que não oferecem serviço completo. Tais como: Lanchonetes, fastfoods, pastelarias, casas de chá, casas de suco e similares. Além de sorveterias, com consumo no local, de fabricação própria ou não.

Atenção às regras importantes!

Além de todas as obrigações legais relacionadas ao registro de uma empresa (Junta Comercial, Receita Federal, Fazenda Estadual, etc), a cafeteria deverá se atentar para questões muito importantes.

  • 1. Regularização sanitária

A cafeteria, para o seu regular funcionamento, depende da liberação da Vigilância Sanitária. Logo, você deverá procurar a Vigilância Sanitária de seu município para obter informações sobre os procedimentos de regularização.

  • 2. Autorização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad

Em continuação, ambientes de acesso ao público sonorizados com música, ao vivo ou por rádio, são obrigados a recolher os valores relativos a direitos autorais junto ao Ecad. Isso de acordo com o § 4º da Lei nº 9.610/98.

  • 3. Prática de tabagismo

Antes de mais nada, o uso de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo ou similar é proibido em local público ou privado. Totalmente ou parcialmente fechado, que seja de acesso ou uso público. Assim, a cafeteria pode comercializar esses itens. Porém, o uso proibido no local deve ser sinalizado, conforme Decreto Federal nº 8.262/14.

  • 4. Acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

Acima de tudo, a cafeteria deverá atender às normas gerais e aos critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência. Ou com mobilidade reduzida, em edificações de uso coletivo. Desde já, as informações para o cumprimento das normas podem ser verificadas junto à Prefeitura Municipal.

Tipos de licenças necessárias para abrir uma cafeteria

Para abrir a sua cafeteria você vai precisar de:

  • Alvará de Funcionamento emitido pela Prefeitura da cidade;
  • Atestado de Funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros;
  • Alvará Sanitário emitido pela Vigilância Sanitária da cidade; e
  • Alguns municípios podem solicitar a Licença Ambiental, verifique junto a Prefeitura de sua cidade.

Para saber mais detalhes de como montar uma cafeteria, clique aqui.


Tags: