Veja como é feita a avaliação do café especial

Veja como é feita a avaliação do café especial

Para o grão ser considerado de qualidade, diversas características são avaliadas no café especial, como sabor e doçura

2 minutos de leitura

Você toma café especial pela qualidade. Entretanto, sabe o que define esse grau de qualidade? Primeiramente, a resposta está além de “grãos selecionados”. Nesse sentido, chegou a hora de descobrir como funciona a avaliação do café especial. Conforme publicaram no blog Moka Clube.

Avaliação do café especial

Desde já, se você está há um tempo no universo da bebida, já ouviu falar do “café acima de 84 pontos”, já que a escala de avalição vai até 100 pontos. Acima de tudo, o padrão mundial para pontuar o café é o criado pela Specialty Coffee Association (SCA).

Ou seja, uma associação comercial que atua como uma força unificadora na indústria de cafés especiais e trabalha para tornar a bebida melhor. Elevando, assim, os padrões em todo o mundo por meio de uma abordagem colaborativa e progressiva. Portanto, existe um padrão técnico para essa classificação.

Características

Sobretudo, a pontuação funciona da seguinte maneira. Em primeiro lugar, cinco xícaras são analisadas. Para cada xícara com defeitos presentes, descontam 2 pontos. Isto é, além de avaliar a presença das características necessárias, também se considera a falta delas.

Pontos avaliados

  • Fragrância/Aroma

Em primeiro lugar, a fragrância vem do pó de café seco e o aroma do pó úmido. A princípio, o aroma é algo muito importante tanto para os especialistas, quanto para os consumidores.

  • Sabor

Primordialmente, descreve as notas mais importantes da bebida.

  • Retrogosto

Antecipadamente, é a sensação que fica na boca após tomar o café. Para alguns, é a parte mais importante, pois mostra a qualidade residual da bebida.

  • Acidez

Em suma, o café especial precisa ter o equilíbrio perfeito entre acidez e doçura.

  • Corpo

De antemão, é a sensação de preenchimento na boca. Afinal, um café encorpado possui óleos essenciais marcantes e agradáveis.

  • Uniformidade

Aqui, avaliam o padrão do café em cada uma das xícaras. Dessa forma, elas devem ter gostos iguais.

Mais pontos avaliados

  • Ausência de defeitos

Em outras palavras, sabores estranhos no café diminuem a nota. É difícil acontecer com grãos selecionados, porém não é impossível. Quanto mais cuidado com o plantio e colheita, maior será a nota.

  • Doçura mínima

A torra modifica o açúcar natural do café. Entretanto, de qualquer maneira, ainda é esperado um nível de doçura para cada torra. Assim, é o sabor adocicado residual que faz toda a diferença.

  • Balanço

Corresponde ao equilíbrio entre sabor, acidez e corpo, simultaneamente.

Finalização

  • Conceito final

Agora, fica a impressão individual do provador sobre o café.

  • Resultado final

Por fim, depois de todas as características avaliadas, temos a nota final. Que varia, pois, de 80 a 100 pontos SCA.

Em conclusão, a nota final não leva em consideração as individualidades de cada café. Por isso, vale a pena conhecer o seu paladar e escolher o que mais te agrada.

Agora que você entendeu como fazem a avaliação do café especial, aproveite o momento e deguste uma saborosa xícara da bebida.