Conheça as diferenças entre os tipos de torra antes de escolher seu café
Torras mais escuras estão mais presentes no dia a dia do brasileiro, mas torras média e clara estão ganhando espaço
Um cafezinho é sempre uma boa pedida. E o brasileiro é mestre em priorizar a bebida. De acordo com pesquisa da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café sobre os hábitos e preferências dos consumidores de café em 2021, a maioria dos brasileiros consome mais de 3 xícaras por dia.
Por isso, o café continua como a segunda bebida mais consumida no País, atrás apenas da água, segundo a Associação. E, com a pandemia, o maior consumo de café deixou de ser no trabalho e passou a ser em casa, como também aponta a pesquisa. O que mostra que o brasileiro também está mais dedicado a aprender e fazer o próprio cafezinho. E é aí que os tipos de torra de café entram em cena.
Tipos de torra
Entre os fatores que vão determinar o sabor final da bebida está a torra.
“Muitos consumidores preferem as torras mais escuras, pois estes sabores estão mais presentes no dia a dia do brasileiro. Está mais dentro da expectativa sensorial. Mas, com o conhecimento sobre café aumentando, a busca por torras médias e sabores mais equilibrados tende a aumentar. Os consumidores que apreciam café estão ficando mais abertos aos novos perfis e formas de consumo. O mais desafiador é fazer as pessoas ‘experimentarem’ o novo”, explica Hugo Furlan Junior, supervisor de marketing da Torrefação Cooxupé.
Ele destaca ainda que entre os outros fatores que são determinantes para se escolher um café, estão a moagem, a origem, o frescor e as formas de consumo.
Portanto, o Hub do Café trouxe um guia rápido para você conhecer as diferenças entre os tipos de torra do café e avaliar a sua escolha na prateleira.
No geral, são três tipos de torra: clara, média e escura, que determinam algumas características da bebida. Confira:
Torra clara: grão fica menos tempo sob altas temperaturas. O sabor tem acidez mais acentuada e menos amargor. Ela preserva mais o sabor e as características dos grãos e dá origem a uma bebida menos encorpada.
Torra média: é a que confere mais equilíbrio entre as várias características do grão como acidez, amargor e aroma. A bebida é mais aromática e encorpada do que na torra clara e há mais amargor.
Torra escura: é o tradicional “café forte” do brasileiro. Tem menos acidez, corpo leve e o amargo é bem acentuado. Quanto mais escura for a torra, maior o amargor e menor a acidez.