Cooxupé tem café “Safra Especial” com os melhores grãos deste ano

Cooxupé tem café “Safra Especial” com os melhores grãos deste ano

Cafés foram recebidos durante a edição deste ano do programa Especialíssimo, que premiou os melhores cafés da atual safra

2 minutos de leitura

A cerimônia de premiação do programa Especialíssimo aconteceu em novembro, em Guaxupé. E, além dos recordes de participação e prêmios neste ano, os cafés selecionados farão parte de blends de cafés especiais produzidos pela Torrefação Cooxupé. É a Safra Especial.

Assim, entre eles, está o Safra Especial, produzido todo final de ano com edição limitada.

Blends da Safra Especial

Neste ano, o Especialíssimo recebeu 59,9 mil sacas de cafés especiais via Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do Brasil, e SMC Specialty Coffees. Ou seja, um crescimento de 20% diante das 49,9 mil recebidas no ano anterior.

Assim, 1.203 lotes de cafés participaram nesta edição ante 771 registrados em 2020.

A participação dos cooperados foi 63% maior. Sendo 703 em 2021, ao passo que, na edição passada, foram 431.

Ao considerar os resultados totais do Programa –incluindo os cafés que não integram o ranking de premiação– o Especialíssimo recebeu, em 2021, mais de 74 mil sacas de cafés especiais. Além de mais de 1,5 mil lotes. Esses cafés foram entregues na Cooxupé e SMC.

“A cada ano, registramos maior participação das famílias associadas. O que demonstra o quanto cooperados e cooperadas valorizam oportunidades para agregar valor às suas atividades”, diz o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

“Estamos muito contentes em oferecer aos nossos produtores a possibilidade de estar presente no mercado de cafés especiais, que traz maior evolução e rentabilidade”, finaliza.

Prêmio

Por fim, 50 produtores cooperados estiveram entre os selecionados como finalistas da edição 2021.

“O Especialíssimo foi criado pela Cooxupé e SMC Specialty Coffees desde 2016. Mas, a partir de 2019 começamos a premiar os 50 melhores lotes para incentivar as famílias produtoras associadas a produzir café de qualidade. Sabemos que fazer um café especial demanda muito capricho e, por meio do Programa, buscamos reconhecer o trabalho e a dedicação desses 50 cooperados, pois o Especialíssimo não se trata de um concurso, mas sim um rigoroso processo de seleção”, explica o vice-presidente Osvaldo Bachião Filho.


Tags: