Copinho de água com o café. Para que serve?
Entenda porque ele ajuda a melhorar a experiência sensorial no momento de tomar um cafezinho
Quando você pede um café espresso em um estabelecimento, por exemplo, ele costuma vir acompanhado de um copinho de água, certo?
Mas, você já se perguntou o motivo dessa combinação? Então, com a ajuda do portal Minha Vida vamos te explicar o porquê.
Copinho
Um cafezinho, sobretudo, sempre vai bem. Seja, de antemão, para começar o dia bem disposto ou mesmo ajudar na digestão após as refeições.
E quem gosta de um bom café, primordialmente, tomado na cafeteria, sabe que ele costuma vir acompanhado de um copinho com água.
No entanto, você sabe para que serve e quando tomá-lo?
Bom, assim como o vinho, o café também foi feito para ser apreciado. Nesse sentido, para saborear a bebida e aproveitar ao máximo seus aromas, existe um truque!
Desse modo, entra em cena a água! E ela tem que ser tomada, principalmente, antes do café.
Importante saber
Apesar de muita gente pensar que a água serve, por vezes, para tirar o amargo do café, isso está errado.
Na verdade, desde já, ela ajuda a hidratar a boca, o que naturalmente diminuirá o amargor do café e, assim, preparar as papilas gustativas para receber os aromas da bebida com mais precisão.
E o ideal, todavia, é que essa água seja um item especial na gastronomia. Ou seja, não pode ser uma água qualquer. O ideal, a princípio, é que seja uma água que ajude na experiência sensorial, como águas que são ricas em bicarbonato.
Outro ponto importante é que a água ajuda a hidratar o organismo.
Costume da Itália
Essa tradição, antes de mais nada, vem da Itália. Por lá, inclusive, é necessário desfrutar de todos os sabores do café. Por isso ele é consumido com a língua limpa. E, do mesmo modo, beber a água antes ajuda a preparar o paladar.
Agora que você já sabe disso, aproveite para redescobrir a força, o equilíbrio e as notas frutadas do seu café. Esse hábito simples, em suma, mudará a forma como você consome e aprecia a bebida.