Brasil leva 12 origens produtoras de café especial a evento europeu

Brasil leva 12 origens produtoras de café especial a evento europeu

World of Coffee é realizado de 22 a 24 de junho, em Atenas, na Grécia; iniciativa integra ações de projeto setorial da BSCA

2 minutos de leitura

O Brasil levará 12 origens produtoras de cafés especiais, detentoras de Indicações Geográficas (IGs), ao principal evento europeu do segmento. Ou seja, é a World of Coffee, feira que será realizada em Atenas, na Grécia. De antemão, o evento acontece de 22 a 24 de junho.

Em primeiro lugar, a iniciativa integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”. Que é desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Evento europeu

Antes de mais nada, o estande do país no evento terá muitas atrações. Haverá, pois, duas salas de reuniões para prospecção de negócios e seis bancadas de empresas participantes do projeto setorial.

Além disso, duas salas de cupping e um brewbar para degustação dos cafés especiais provenientes das IGs: Denominações de Origem Caparaó (ES e MG), Região do Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Matas de Rondônia e Montanhas do Espírito Santo.

E Indicações de Procedência Alta Mogiana (SP), Campo das Vertentes, Espírito Santo (café conilon), Região de Garça (SP), Matas de Minas, Norte Pioneiro do Paraná e Região de Pinhal (SP).

Principal mercado

De acordo com o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, a Europa é o principal mercado dos cafés especiais brasileiros. E a Grécia, que tradicionalmente é consumidora de cafés mais convencionais, vem evoluindo nesse cenário.

“Estão sendo abertas muitas cafeterias no país, que vêm descobrindo a origem brasileira e a qualidade do café especial do Brasil. Essa é uma excelente oportunidade para a expansão em um novo mercado e a inclusão do nosso produto diferenciado”, comenta.

Apresentação

Ademais, ele anota que a apresentação dessas 12 origens com Indicações Geográficas é a grande novidade da ação deste ano. Portanto, vem ao encontro das demandas do mercado europeu no que tange a produtos que respeitem os critérios ESG em seu processo de produção.

“Apenas entregar qualidade não é mais suficiente. Por isso, a BSCA trabalha com um tripé muito importante, que envolve qualidade, sustentabilidade e origem, o que é uma realidade do café especial brasileiro. Evidenciar isso em nosso principal mercado é uma resposta aos anseios europeus sobre nossa produção de café especial rastreável e com respeito à governança socioambiental, garantindo posição de destaque ao Brasil”, completa Estrela.

Negócios

Acima de tudo, em 2022, a participação brasileira na World of Coffee, realizada em Milão, na Itália, rendeu US$ 21,894 milhões em negócios presenciais.

Além da prospecção para a concretização de mais US$ 93,630 milhões nos 12 meses seguintes, através de 1.193 contatos comerciais realizados na feira.

Para este ano, a previsão no evento europeu é que os números sejam equivalentes ou superiores.

Campeonatos mundiais

Em suma, o Brasil também terá seus representantes nos Campeonatos Mundiais de Barista, Brewers e Cup Tasters, que ocorrerão dentro da programação da World of Coffee.

Nesse sentido, Boram Um, atual campeão brasileiro da Baristas; seu irmão Garam Um, detentor do título de Brewers; e José Augusto Naves, campeão nacional de Cup Tasters, representarão o país contra dezenas de concorrentes internacionais.

Dessa forma, eles estão em busca de um inédito título mundial ao país.

Projeto setorial

Em conclusão, o projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo.

Por fim, o objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade. Assim, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.