Conheça 10 tipos de café que encontramos no Brasil

Conheça 10 tipos de café que encontramos no Brasil

No mundo, existem 124 espécies do grão, mas as variedades mais importantes são o Arábica e o Robusta

3 minutos de leitura

Você sabia que existem 124 espécies de café no mundo? No entanto, de acordo com a Organização Internacional de Café (ICO, na sigla em inglês), as duas variedades mais importantes economicamente são o Robusta e o Arábica. Este último responde por mais de 60% da produção mundial. Para entender mais sobre as categorias do grão, conheça 10 tipos de café que encontramos no Brasil, segundo o site Consciência Café.

1. Geisha

Primeiramente, o grão é originário do sul da Etiópia e leva o nome de sua cidade nativa, mas se adaptou bem às altas planícies do Panamá.

Antes de tudo, o Geisha tornou-se desejado pelos baristas por alcançar alta pontuação na escala da SCA (Specialty Coffee Association), totalizando 94 pontos.

Sua bebida se destaca, pois, pela doçura, acidez e aroma floral, com notas de jasmim, bergamota e frutas tropicais.

Ou seja, o gosto singular do grão e sua complexidade o torna uma iguaria rara e muito valorizada no mercado.

2. Bourbon

É uma variedade do arábica, de origem francesa. Assim como é considerado um dos grãos de maior qualidade no mundo.

O Bourbon tem um sabor bem complexo, com notas de avelã, baixa acidez e aroma intenso.

Todavia, o grão varia entre Bourbon Vermelho e Amarelo, sendo este último mais doce, marcante e de fácil cultivo.

3. Acaiá

É considerado um dos tipos de café raro e também é uma variedade do café arábica. O Acaiá produz uma bebida mais suave, com notas frutadas, corpo equilibrado e acidez mediana.

4. Catuaí

Antes de mais nada, o grão é encontrado somente no Brasil. Ele é um cruzamento das plantas Mundo Novo e Caturra.

Nesse sentido, o Catuaí tem um plantio mais simples. E, assim como o Bourbon, também varia entre frutos vermelho e amarelo.

Enquanto o fruto vermelho costuma ser mais amargo, com sabor acentuado, o amarelo tem um gosto mais delicado, com notas de caramelo e banana, suave, de acidez média.

5. Icatu

Primordialmente, o grão é um híbrido da planta Robusta com o Bourbon vermelho, que resultou em uma planta de maior porte e mais resistente a doenças.

Desde já, sua bebida é mais encorpada, com notas de chocolate, acidez mediana e aroma de amêndoas.

6. Catucaí

Analogamente, esse grão também é um cruzamento, só que do Catuaí com o Icatu. Além disso, os frutos são amarelos e vermelhos.

Em suma, o Catucaí produz uma bebida doce natural, de acidez média, com notas cítricas e frutadas.

7. Mundo Novo

Entre os tipos de café que encontramos no Brasil, tem ainda o Mundo Novo. Ele é resultado do cruzamento natural entre o Sumatra e Bourbon Vermelho, proveniente da cidade de Tietê (SP).

Como resultado, a bebida tem corpo e acidez médios, aroma intenso e sabor adocicado.

8. Caturra

Em síntese, é provável que o Caturra seja uma variedade do Bourbon. Mas, sua planta tem um porte menor.

O grão também é encontrado nos tipos vermelho e amarelo. Sobretudo, seu sabor é diferenciado e forte. Mas, é uma bebida mais doce, com notas de avelã e chocolate.

9. Kona

É um café típico do Havaí. O grão é reconhecido como um dos melhores cafés do mundo. Da mesma forma, é um dos mais caros. Seu gosto é frutado e aveludado. Em conclusão, o Kona se destaca entre os tipos de café encontrados no Brasil.

10. Robusta

Finalmente, temos o Robusta. O grão vem de uma planta muito resistente. Por isso, é um dos mais comercializados. Sua origem é africana.

Como resultado, ele tem o dobro de cafeína que o Arábica. Ademais, o Robusta é mais encorpado e amargo, mas tem baixa acidez e uma suave textura.