
Latte Art: conheça a técnica de desenhos sobre o café gelado e quente
Arte com leite e café encanta os consumidores, mas barista reforça a importância de manter a qualidade da bebida
Você conhece a latte art, a técnica de desenhos sobre o café? Flores, corações, animais, rostos, nomes e até frases. São alguns dos exemplos do que pode ser feito sobre o café gelado ou quente e em cappuccino. Isto para deixar a apresentação da bebida ainda mais bonita e encantadora.
Na latte art, o café pode ser visto como a “tela” que receberá a arte com o leite vaporizado e sua espuma. A criatividade pode ganhar asas.
Mas, Éder Ferreira Delfino, barista parceiro da Cooxupé, frisa que a qualidade do café é tão relevante quanto a habilidade na técnica. Ele é bi-campeão brasileiro de Latte Art (2007 e 2009) e vice-campeão mundial em Los Angeles em 2007, além de outros títulos.
“Hoje, a latte art está bastante difundida e ganhando cada vez mais adeptos, com as empresas investindo nesse nicho. Mas, precisamos ter muito cuidado com a qualidade da bebida que oferecemos e não apenas uma belíssima apresentação usando a técnica”, reforça.
“Como pioneiro da latte art no Brasil, minha maior preocupação é com a qualidade do produto. Da bebida que oferecemos ao cliente, que precisa ter alto padrão”, completa.
Mercado promissor
A técnica está encantando os consumidores e ganhando a atenção dos empresários. Isto porque o mercado para baristas especializados em latte art está em alta, com boa remuneração, por agregar valor à experiência dos clientes.
“A técnica traz beleza ao café que servimos aos consumidores. É, portanto, uma forma de agregar valor à experiência, por meio de uma delicada arte. Através da personalização do produto, no intuito de que o cliente se sinta especial”, explica Delfino.
De acordo com ele, muitos baristas e amantes de café consideram a a latte art o toque final da bebida. Tanto que há diversos cursos no Brasil para quem quer aprender a técnica e até campeonatos para que mostrem suas habilidades.
“O barista é um profissional especializado em cafés de alta qualidade, domina suas técnicas e ao ter o conhecimento de latte art entrega uma obra de arte aos clientes”, afirma Delfino.
Técnicas da Latte Art
De acordo com o barista parceiro da Cooxupé, para executar uma latte art perfeita é preciso treino e dedicação constante às suas técnicas, que podem ser: free pour, sketching e stencil.
Em reportagem sobre o tema, o portal Terra explica que o free pour, ou pouring, é quando o barista cria formas a partir da maneira com que derrama o leite sobre a xícara. Já o sketching, ou grafismo, utiliza calda e palitos para os desenhos.
Segundo a matéria do Terra, a técnica free pour exige habilidade e muito treino. Nela, o que vai determinar o desenho é a forma de virar a leiteira, derrubando mais ou menos leite e creme sobre cada ponto da xícara. Segundo os especialistas, o maior segredo está no ponto ideal do leite, já que é sua crema que forma o desenho.
Para conseguir a forma desejada sobre o café, os baristas primeiro derramam a parte liquida do leite no fundo da xícara e, depois, com pequenas pausas, vão arrumando a inclinação da leiteira para colocar a espuma.
Já a técnica de sketching oferece mais possibilidades. Com a ajuda de caldas, chocolate, canela em pó e palitos, que funcionam como uma espécie de caneta, é possível soltar a criatividade desenhando sobre o leite vaporizado.
A técnica do stencil é mais simples, já que os desenhos são elaborados com cacau ou canela em pó, com auxílio de moldes com formatos variados.
Café gelado
Entretanto, engana-se quem pensa que a latte art pode ser feita apenas em bebidas quentes. O barista parceiro da Cooxupé explica que apesar da técnica ter ganhado fama com as xícaras de cafés e cappuccinos, é possível utilizá-las no café gelado também.
“Para isso, o barista pode usar a espuma do leite vaporizado, por meio de uma colher, e finaliza a arte com a técnica de sketching, desenhando com o palito, ou mesmo com o stencil”, conclui.