Consumidores relacionam café com lembranças positivas

Consumidores relacionam café com lembranças positivas

Baseado em ambientes evocados via internet, estudo aponta que o consumo da bebida remonta a boas emoções

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O café é uma bebida apreciada no mundo todo. A princípio, o grão é conhecido pelo seu aroma e sabor inconfundíveis. Além do mais, um estudo apontou que consumidores relacionam a marcante bebida com emoções e lembranças positivas.

A acadêmica Daiana Barbosa Mequelino desenvolveu a pesquisa em 2021. Durante o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria (PPGEAB). O trabalho foi realizado na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais.

Lembranças positivas

Primeiramente, o tema da dissertação foi “Emoções e lembranças associadas ao consumo de café em ambientes evocados via internet”. A orientação foi dos professores Eric Batista Ferreira (Instituto de Ciências Exatas) e Flávia Della Lucia (Faculdade de Nutrição).

Nesse sentido, a proposta do trabalho foi comparar a aceitabilidade do café bebido em ambientes evocados via internet. Tais como cafeteria, cozinha de casa, laboratório de análise sensorial, padaria, degustações livres em supermercado e ambiente de trabalho.

Desenvolvimento

Para desenvolver a pesquisa, a acadêmica Daiana Mequelino criou vídeos contendo imagens dos ambientes e seus sons típicos.

“Esses vídeos foram armazenados no YouTube e enviados aos participantes voluntários da pesquisa por meio de um questionário eletrônico”, relata o orientador do estudo.

Em outras palavras, o participante deveria assistir ao vídeo daquele ambiente, usando fones, para ouvir o som típico e se imaginar tomando café naquele local.

“Após essa experiência, a acadêmica fazia perguntas sobre o que ele sentiu e do que se lembrou, além do prazer que teve ao tomar café (virtualmente) naquele local”, diz Ferreira.

Metodologia

Conforme o professor Eric Ferreira, o que motivou a realização da pesquisa com essa metodologia foi a restrição causada pela pandemia da Covid-19.

“Os consumidores não eram mais encontrados nos pontos de venda, locais de consumo. Nem poderiam ser convidados a comparecer ao laboratório de análise sensorial. Dessa forma, tivemos a ideia de trabalhar com ambientes evocados via internet. Ou seja, por meio da transmissão de sons e imagens, levar o consumidor a imaginar que está em determinado ambiente”, conta o orientador.

Resultados

Primordialmente, os resultados mostraram que os consumidores tendem a associar o consumo do café, em ambientes evocados via internet, a lembranças positivas e emoções boas.

“Isso indica que as motivações para o seu consumo refletem o significado social satisfatório da bebida. Tanto no âmbito doméstico, como a cozinha, ilustrando um ambiente feliz e familiar. Quanto para as cafeterias, que os consumidores caracterizaram como um ambiente de emoções agradáveis e lembranças de conversas e amigos”, revela o orientador.

No entanto, com exceção do laboratório e dos supermercados, os ambientes evocados mostraram estar fortemente associados aos hábitos e costumes da sociedade brasileira, acrescenta Ferreira.

Emoções

O estudo mostrou, pois, que o consumo de café está relacionado a lembranças positivas de abraços, dos amigos, da avó, de casa, das comemorações, de compras, de conversas, dos estudos, dos pais. Bem como de simplicidade, de sofisticação e de trabalho.

Ainda assim, as emoções evocadas pelo café foram listadas, tais como as sensações. Acordado, agradável, animado, atento, ativo, aquecido. E bem-estar, bom humor, concentrado, confortável. Também descontraído, disposto, energizado, esperto, estimulado.  Além de feliz, livre, pensativo, prazer, preocupado. Por fim, relaxado, revigorado, saciado, satisfeito, saudade, saudável, sociável e tranquilo.

A pesquisa envolveu, voluntariamente, um total de 383 participantes. Todos com idade que varia entre 18 e 67 anos e que afirmavam ser consumidores de café. As variáveis sociodemográficas indicam que 61,4% dos respondentes são do sexo feminino e 38,6% do sexo masculino.


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