Qual método de preparo tem mais cafeína?

Qual método de preparo tem mais cafeína?

Você arriscaria dizer qual o método campeão de cafeína? Descubra

3 minutos de leitura

Qual, dentre todos os métodos de preparo de café, tem o maior teor de cafeína? Será que o café espresso tem mais cafeína que o coado? Ou seria o contrário?

De antemão, essas e outras dúvidas serão respondidas. E, se esse for o seu caso para tentar resolver problemas com o consumo de cafeína, acompanhe a matéria do Unique Café.

A quantidade de café influencia a quantidade de cafeína

Antes de mais nada, após estudos aprofundados sobre os tipos de café, extrações e métodos de preparo, chegamos à conclusão de que as variações podem acontecer a depender, sobretudo, da quantidade de cafeína em uma bebida preparada.

Em outras palavras, a cafeína varia a depender, por exemplo, da espécie do café, da moagem que foi aplicada, do perfil de torra (mais escura ou mais clara), da proporção dos ingredientes e do método de preparo utilizado (como filtro, prensa francesa, máquina de espresso, cafeteira italiana, etc.).

Esses dados podem influenciar, acima de tudo, o percentual em miligramas de cafeína que será extraída em cada xícara. Portanto, pela análise, foi colhida uma média baseada em alguns testes simples que podem, a princípio, ajudar a entender melhor como funciona essa variação. E, abaixo, segue um gráfico para ajudar nessa compreensão:

Café espresso

O café espresso é forte e, consequentemente, tem uma quantidade de cafeína que supera todos os demais métodos. Então, antecipadamente, é o campeão em cafeína.

De antemão, nota-se que o café espresso tem mais cafeína que os demais, ultrapassando a marca de 4.000 miligramas de cafeína por litro e quebrando o paradigma de que o café espresso teria menos cafeína em sua extração.

Você também era do time que acreditava que o espresso tinha menos cafeína? Não se esqueça, contudo, que a quantidade de cafeína por litro indicada no gráfico pode variar pelos detalhes indicados acima. Afinal, a extração de cafeína é mais alta sob pressão.

Cafeteira italiana

Consequentemente, o segundo colocado no ranking da cafeína é a Cafeteira Italiana, com 2.000 miligramas de cafeína por litro. Esse é um método bastante comum na rotina dos cafezeiros e que influencia, também, em um café mais encorpado.

Cold Brew (café gelado)

Na sequência, em uma boa briga com a cafeteira italiana, temos o cold brew, um método de extração em que o café fica imerso em água fria.

Também com 2.000 miligramas de cafeína por litro de café, esse método de preparo faz com que o café fique em infusão por 12 horas antes de ser filtrado. E, assim, acaba extraindo uma alta quantidade de cafeína.

No entanto, entenda que a cafeína é hidrossolúvel, ou seja, é extraída onde tem água. Certamente, quando a água está fria ou em temperatura ambiente, a solubilidade é menor, porém, devido ao longo tempo de infusão, o cold brew acaba extraindo uma carga maior de cafeína.

Prensa Francesa

Em quarto lugar, vem a Prensa Francesa (ou French Press) que é capaz de extrair, aproximadamente, 1.000 miligramas de cafeína por litro.

Normalmente, no preparo de café na Prensa Francesa é aplicada uma moagem mais grossa e precisa de um tempo médio de 3 a 4 minutos de pré-infusão. Somente após isso é servida a bebida.

Nesse sentido, a moagem é um ponto determinante para extração da cafeína e, combinada ao tempo de infusão, descobrimos por análise laboratorial que não havia tanta extração de cafeína assim.

Café coado

Por fim, em quinto lugar e para surpresa de muitos, o café coado, comparado aos outros métodos de preparo que citamos anteriormente, é o método que menos extrai cafeína.

Vale lembrar que, no dia a dia, há variações entre os métodos. Além disso, o teste foi realizado apenas com cafés da espécie Arábica (a mais consumida). Contudo, a espécie Canephora tem, naturalmente, mais cafeína por porção.

Uma dose de café espresso, no padrão mundial (30ml), tem, em média, de 50 a 75 miligramas de cafeína por dose. No entanto, se você consumir um grande copo de café coado (cerca de 200ml) irá consumir, aproximadamente, 130 a 185 miligramas de cafeína por dose. Ou seja, a depender do volume ingerido, a quantidade de cafeína também será, definitivamente, maior.


Tags: