Na dose certa: como beber café para melhorar o funcionamento do cérebro
O café tem efeitos positivos quando tomado com moderação; estudos indicam como consumir da melhor forma e proteger o cérebro e a capacidade de memória
Você sabe como beber café para melhorar o funcionamento do cérebro? Um estudo feito pela Universidade de Harvard identificou que consumidores de café tiveram menos declínio cognitivo na comparação com os não consumidores. É o que explica reportagem publicada pela revista Men’sHealth. Em 2017, o estudo focou em centenas de homens idosos que bebiam café regularmente, acompanhados por um período de dez anos. O objetivo era identificar se o café os protegia cognitivamente.
De acordo com a pesquisa, os benefícios foram observados entre os participantes que bebiam cerca de três xícaras por dia.
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, de maneiras diferentes. Dessa forma, a pesquisa listou três pontos como benefício da bebida: dar energia, “acordar” ou mesmo socializar, considerados em relação ao cérebro e suas funções.
Café e memória
De acordo com Harvard, a cafeína aumenta a serotonina e a acetilcolina. Esses, por sua vez, estimulam o cérebro e estabilizam a barreira hematoencefálica (que mantém as bactérias afastadas). Além disso, os micronutrientes do café ajudam a prevenir danos nos tecidos dos radicais livres a que estamos expostos todos os dias. Entretanto, os grãos de café, que contêm trigonelina, ativam os antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos no cérebro.
O estudo enfatiza que é necessário observar como cada organismo reage à cafeína e, assim, decidir a quantidade de café a beber.
Hábitos mais indicados
Portanto, beber o café pela manhã e inclui-lo em uma rotina matinal em casa ajuda a manter o cérebro em boas condições. Com bons níveis de energia, melhorando o humor, a produtividade e a concentração.