Por que tomar água com gás antes do café?

Por que tomar água com gás antes do café?

Nesta reportagem você poderá entender o motivo

2 minutos de leitura

Água com gás antes do café? Na maioria das vezes, as cafeterias têm o hábito de servir uma dose de água com gás junto com o café. Entretanto, muitas pessoas não entendem o motivo. Já outras não sabem se tomam antes ou depois do café. A matéria do Portal Perfect Daily Grind esclarece estas dúvidas.

Para saber mais, o PDG Brasil conversou com os pesquisadores Dr. Dhalton Ito, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, e Dra. Rosires Deliza, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, que ajudaram a discutir sobre o tema. Veja:

O que é a água com gás?

A carbonatação da água é a saturação do líquido com o CO2 gasoso. O CO2 é um gás não tóxico, inerte e sem cheiro característico. É utilizado na fabricação da água gaseificada, além dos refrigerantes e bebidas gaseificadas em geral.

A presença de CO2 e água leva à formação de um ácido fraco, o ácido carbônico (H2CO3), mas que não causa nenhum efeito negativo significativo. Mas, cerca de 900 ml de CO2 são liberados em apenas 250 ml de água, portanto a bebida causa uma ligeira dilatação do estômago, dando a sensação de inchaço e saciedade.

Motivo de servir água com gás junto com café

Servir água com gás junto com o café tem o objetivo principal de limpar as papilas gustativas e preparar o paladar para o que vem a seguir.

Para o Dr. Ito, o correto é tomar antes do café. Isso porque a água com gás faz a “limpeza do paladar” e segue a teoria de remover contaminantes na cavidade bucal que possam inibir a identificação de atributos, seja a impregnação de sabores de outros alimentos ou até mesmo os de balas, chicletes e remédios.

“A carbonatação da água causa estímulos na cavidade oral que levam à alteração na produção de saliva viscosa em maior quantidade, promovendo tal sensação de limpeza e frescor”, explica o pesquisador. Ele complementa, ainda, que mesmo assim não acredita que isso seja suficiente para limparmos o paladar, mas o efeito placebo também deve ser levado em consideração.

Apesar disso, alguns especialistas em café dizem que a quantidade de água oferecida não é suficiente para atingir o objetivo de limpeza do paladar. Seria necessária uma garrafa de água para que a limpeza tivesse um efeito mais eficaz.

A experiência de degustar o café

Atualmente, as cafeterias prezam pelos detalhes que tornam o consumo do café mais refinado. Envolvem detalhes diversos. Entre eles, o mais importante é oferecer cafés especiais. Dhalton Ito diz que vem percebendo que diversas cafeterias servem cafés de baixa qualidade acompanhados por água gaseificada.

Ele afirma que os consumidores, que não têm grande entendimento sobre café, associam este hábito a uma bebida de alta qualidade. Em diversas cafeterias especializadas em cafés de alta qualidade, o café vai até ao cliente sem acompanhamento de água gaseificada. Mas, sempre está à disposição aos clientes que solicitarem.

Alguns estudos demonstram que a utilização da água com gás para limpar o paladar durante a degustação de café é algo pouco efetivo sob o ponto de vista da ciência. Em termos de saudabilidade, a água com gás antes do café pode contribuir para amenizar a percepção da acidez do café pelo nosso organismo.


Tags: