Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

Premiação é voltada para produtores rurais que também industrializam e comercializam o café torrado no país; inscrições vão até 23 de abril

3 minutos de leitura

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abriu as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 Cafés Especiais Torrados. Com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e da Helga Andrade, pois, o concurso é voltado para produtores rurais que também industrializam e comercializam o café torrado em todo o Brasil. Acima de tudo, o objetivo é reconhecer a qualidade da produção e valorizar cafeicultores de todo o país.

Primeiramente, as inscrições podem ser feitas no site do Sistema CNA/Senar, até 23 de abril, em duas categorias. São elas: 100% Café Arábica e 100% Café Canephora (conilon e robusta).

Critérios

Para se inscrever na categoria Arábica, a princípio, o volume total anual de produção de café beneficiado em grãos crus dos produtores dever ser de até 3 mil sacas de 60 kg. Para o Canephora, por outro lado, a produção deve ser de até 4,5 mil sacas de 60 kg.

Já o volume de produção industrializada, ou seja, do café torrado, para as duas categorias, deverá ser de até 20 sacas de 60kg/mês. Assim, totalizando no máximo 240 sacas kg/ano.

CNA Brasil Artesanal 2024

De antemão, os produtos devem se enquadrar no estilo de cafés especiais. Isso segundo o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Café Torrado, metodologia adotada pela ABIC.

Antes de mais nada, a Associação foi responsável pela curadoria técnica do concurso. Bem como ajudou na elaboração do regulamento. Ademais, será a responsável pela seleção do júri técnico.

“Pelo Protocolo ABIC, será classificado como Especial o café que apresentar alta doçura, baixo amargor e alta qualidade de acidez. Além de notas intensas de florais, frutados e baunilha, promovendo uma experiência sensorial complexa para o consumidor. Podendo ser da espécie arábica, canéfora ou blend das duas espécies. Somado a isso, o café também deve comprovar sua sustentabilidade e rastreabilidade desde a fazenda até o produto final. A iniciativa reforça o compromisso da ABIC em valorizar toda a cadeia produtiva, da fazenda até a xícara. E destaca a importância de práticas responsáveis e transparentes na indústria cafeeira”, explica Celírio Inácio, Diretor Executivo da ABIC.

O executivo, desde já, ressalta a importância da entidade auxiliar a CNA na organização do concurso. Já que o mesmo está alinhado com os princípios da ABIC de reconhecer a qualidade da produção nacional. E valorizar os cafeicultores do Brasil.

Avaliação

Sobretudo, serão avaliados critérios como: alta doçura, excelente qualidade de acidez, baixo amargor. Além de aromas intensos com notas frutadas, florais, especiarias, baunilha e até levemente alcoólico.

De acordo com o edital do concurso, os produtores inscritos devem enviar amostras dos cafés torrados, via Correios ou empresa transportadora, até 23 de abril. Dessa forma, o produto deve ser enviado em embalagem hermética, própria para acondicionamento do café torrado. Sendo que todas as unidades devem ser do mesmo peso, lote, datas de validade e fabricação.

Júri técnico

Definitivamente, as amostras serão analisadas no júri técnico. Isto é, a primeira etapa de avaliação do concurso que selecionará 10 produtos, cinco de cada categoria.

Em seguida, os cafés selecionados participam da fase do júri popular. Ou seja, onde ocorre a degustação por consumidores finais. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores rurais.

Sob o mesmo ponto de vista, 10 produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios em dinheiro. Por fim, os três primeiros vão receber também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Serviço

Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cafés Especiais Torrados

Inscrições: até o dia 23 de abril, através do link

Amostras: Devem ser enviadas até 23 de abril e só serão recebidas até 30 de abril

Enviar para o endereço abaixo:

PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL – CAFÉS ESPECIAIS TORRADOS

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

Endereço: SGAN, Quadra 601, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo, CEP 70.830-903, Brasília/DF.