Qual o clima ideal para produzir cafés? 

Qual o clima ideal para produzir cafés? 

Altitude e temperatura influenciam na qualidade da bebida. Saiba mais sobre os fatores necessários

3 minutos de leitura

Nem sempre, quando apreciamos uma xícara de café, nos damos conta da infinidade de fatores que fazem parte do cultivo e preparo da bebida, não é? Pois, o jornal Primeira Hora explica quais fatores – entre eles o clima – precisam ser levados em conta pelos agricultores ou por quem deseja se lançar na profissão.

Fatores para produzir cafés

Antes de mais nada, quem deseja investir em uma das bebidas mais consumidas do mundo, precisa estar ciente da necessidade de estudar e se aprimorar em várias questões como clima, solo, praga e outras.

Parece exagero, mas existem pessoas que, eventualmente, em algum momento, resolvem mudar totalmente de vida e se dedicar a uma nova paixão.

Teatro, música, comida, vinhos e, também, o café podem ser o ponto inicial de uma nova jornada. Por que não?

Quem pode julgá-los?

Por vezes, quando tomamos um café fresquinho podemos pensar, quem sabe, em mudar de rumo. No entanto, apesar da vontade, é trabalhoso investir dinheiro e conhecimento em um projeto que vai precisar, ainda, de tempo, dedicação e, muitas vezes, compreensão dos familiares.

É preciso cuidado e atenção constantes. E, no caso do café, te ajudamos a entender um pouco sobre cada um dos processos que influenciam no sucesso dos negócios.

Por onde começar?

De antemão, é preciso se atentar à região e condições climáticas adequadas para iniciar o cultivo de café. O primeiro passo, sobretudo, é escolher o lugar certo para cultivar o grão. Não pode ser qualquer lugar e muito menos qualquer terreno.

É preciso, no entanto, que seja uma área plana ou com pouquíssimo declive. E esse, frequentemente, é um detalhe que irá fazer diferença na hora da colheita, que pode ser manual ou mecanizada.

O solo

É importante, sempre, que os interessados em empreender nesse segmento realizem, primeiramente, uma análise minuciosa do solo para identificar, dessa forma, quais nutrientes que precisam ser corrigidos.

Além disso, a avaliação permite analisar as deficiências do solo em caso do PH da terra e em relação ao calcário.

Qual a melhor época para o plantio?

De acordo com os agrometeorologistas, os meses de novembro e dezembro compreendem a melhor época para o plantio de café.

É recomendado, ainda, que os cafeicultores encomendem as mudas o quanto antes, visto que alguns viveiros trabalham apenas com encomendas. Assim, quem deixar para comprar de última hora pode ficar sem opção.

Faltando, aproximadamente, 30 dias para o plantio, o cafeicultor deverá fazer a aração e a gradação do solo, visto que as mudas de café não se adaptam a solos compactados.

Qual o melhor clima para plantar café?

Com relação ao clima, é preciso estar atento às temperaturas que a planta aceita, para render os frutos desejados.

O café arábica, por exemplo, é um tipo que cultiva bem sob temperaturas em torno de 18 e 21ºC.

É importante estar atento, também, em relação à temperatura, pois o café não aceita calor excessivo.

Se, frequentemente, o termômetro marca mais de 25, 30, 34ºC, pode haver problemas no cultivo, como o abortamento natural dos botões florais.

Nesse meio tempo, outro fator importante são as chuvas. Elas precisam ser constantes e o clima, portanto, mais úmido. O recomendado, nesses casos, é que a região tenha índices pluviométricos acima de 1.500 mm por ano.

Pesquisar controle de pragas

No Brasil, o bicho-mineiro e a broca-do-café são, constantemente, algumas das pragas mais conhecidas das lavouras. Há, ainda, outros ácaros, insetos e fungos que prejudicam a safra caso não haja cuidado por parte do cafeicultor.

Portanto, pesquisar o controle de pragas é tão fundamental quanto o plantio na época correta e com o clima ideal. Do contrário, os investimentos estarão perdidos.

Por fim, é preciso paciência e dedicação. Quem é do ramo afirma que, apesar de tudo, não troca a vida que leva por nada desse mundo. Tudo para viver do tão sonhado café!


Tags: