
Veleiro brasileiro atravessa o Atlântico e desembarca na África do Sul
Comandado pelo professor Sig, o Veleiro Kanku dai V, chegou à Cidade do Cabo nessa segunda-feira, 27, após 38 dias em alto mar
A travessia do Atlântico Sul a bordo do veleiro brasileiro Kanku dai V, comandado pelo professor Sig, terminou com sucesso nessa segunda-feira, 27, na Cidade do Cabo, na África do Sul. A tripulação partiu de Ubatuba no dia 19 de novembro.
Veleiro brasileiro
Segundo as informações compartilhadas pelo capitão, o professor aposentado e ex-diretor da FEA-USP de Ribeirão Preto-SP, Sigismundo Bialoskorski Neto, o Sig, a chegada aconteceu por volta das 15h (horário de Brasília).
Assim, ao todo, professor Sig e mais dois navegadores – Sérgio Cracasso, 56, e Ricardo Athayde, 45 – percorreram 3.800 milhas náuticas, cerca de 7 mil quilômetros.
Café do Brasil na bagagem
Formado em engenharia agronômica, Sig é especialista em economia agrícola e levou, também, o café do Brasil na bagagem.
Isto porque a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) foi uma das apoiadoras da viagem. Além disso, o professor Sig levou o café Prima Qualitá para tomar em alto mar durante a viagem.
Chegada
Segundo o capitão, a chegada ao porto da Cidade do Cabo foi perigosa, por uma série de motivos. Entre eles, as fortes correntes marítimas que bateram no barco de forma intensa.
Mas, a conclusão da viagem se deu de forma segura. Por fim, os três tripulantes passaram por testes de Covid-19 antes de terem o visto de turismo liberado.
Detalhes da expedição podem ser acompanhados pelas redes sociais.