Clima: poucas chuvas e menor armazenamento de água no solo em maio

Clima: poucas chuvas e menor armazenamento de água no solo em maio

Avaliação do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé apresenta as condições meteorológicas de maio de 2023

4 minutos de leitura

O Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) constatou chuvas abaixo da média histórica e redução no armazenamento de água no solo nos municípios que são monitorados pela cooperativa. Antes de mais nada, a avaliação foi realizada durante o mês de maio de 2023.

Poucas chuvas

De acordo com a avaliação, as chuvas ficaram abaixo dos registros históricos, exceto em Monte Santo de Minas, no Sul de Minas Gerais.

O maior volume de chuva, pois, foi registrado em São José do Rio Pardo (SP), com 62,4 mm no período. Portanto, volume ligeiramente abaixo do registro histórico do município (64,9 mm).

No entanto, os municípios de Coromandel, Monte Carmelo, Patrocínio, Rio Paranaíba e Serra do Salitre, no Cerrado Mineiro, apresentaram chuvas abaixo de 5,0 mm no mês de maio. Ou seja, ficando muito abaixo da média histórica.

Déficit hídrico

Ainda assim, o volume de chuva registrado, principalmente no 3º decêndio de maio na área de monitoramento, não foi suficiente para atender às necessidades dos cafeeiros. Por consequência, houve registro de déficit hídrico em todos os municípios analisados.

Dessa forma, o déficit hídrico de maio em função do baixo volume de chuva registrado para o mês foi superior ao registro histórico em quase todos os munícipios analisados. Ou seja, provocando uma redução significativa na quantidade de água disponível às plantas.

Água no solo

Acima de tudo, a disponibilidade de água no solo é fundamental para os processos fisiológicos e metabólicos das plantas. Nesse sentido, é preciso ficar atento nos municípios de Coromandel, Monte Carmelo e Rio Paranaíba, com armazenamento de água abaixo de 35%.

Por outro lado, Monte Santo de Minas encerrou o mês com 100% de armazenamento e São José do Rio Pardo com 97,2%.

Temperatura

A temperatura média de maio, nesse sentido, ficou ligeiramente próxima da média histórica em todos os municípios analisados. No entanto, Guaxupé (MG) e São José do Rio Pardo (SP) registraram a temperatura mais alta, 31,1°C. E São Pedro da União ficou com a temperatura mais baixa, 2,9 °C.

Atenção na colheita

De acordo com a consultoria da Rural Clima, empresa especializada em serviços de previsão agrometeorológicas e parceira da Cooxupé, os modelos meteorológicos indicam possibilidade de precipitação (chuva) durante o período de colheita do café.

Portanto, é recomendado desenvolver estratégias de pós-colheita para preservar a qualidade da bebida. Além de minimizar as chances de desenvolver fermentações indesejáveis nos lotes de café, que podem ocasionar depreciação e desvalorização do fruto.

Em caso de dúvidas nos pós-colheita, o cooperado deve entrar em contato com a equipe de Desenvolvimento Técnico de sua unidade de atendimento da Cooxupé.

Florada principal

No mês de maio todos os municípios analisados atingiram o volume de 700 mm de evapotranspiração (ETP) acumulado a partir da florada principal. Que aconteceu no fim de setembro de 2022.

Assim, o processo de maturação fisiológico está completo. Por consequência, o avanço da colheita de café está adiantado se comparado aos anos de 2022 e 2021 no mesmo período.

Gemas vegetativas

Durante o mês de abril, de antemão, iniciou-se o processo de diferenciação das gemas vegetativas para gemas reprodutivas. Que originará a produção do próximo ano.

No mês de maio, pois, o processo continua acontecendo e essa fase estará completa quando a somatória de ETP a partir de abril acumular 350 mm.

Após esse montante, as gemas reprodutivas entrarão em repouso, aguardando o estímulo de chuva necessário para a abertura da florada.

Na página da Cooxupé estão disponíveis para consulta todos os dados coletados pelas estações meteorológicas da Cooxupé.

Mapas

  • Mapas de distribuição do volume de chuva (mm) do Sul de Minas e Cerrado Mineiro – maio 2023
Cerrado Mineiro – Volume de chuva

Sul de Minas – Volume de chuva

  • Mapas de distribuição da Temperatura (°C) média do Sul de Minas e Cerrado Mineiro – maio 2023
Cerrado mineiro – Temperatura

Sul de Minas – Temperatura

  • Mapas de distribuição do Armazenamento de água no solo (mm) do Sul de Minas e Cerrado Mineiro – maio 2023
Cerrado mineiro – Água no solo

Sul de Minas – Água no solo

  • Mapas de distribuição do Déficit Hídrico (mm) do Sul de Minas e Cerrado Mineiro – maio 2023
Cerrado mineiro – Déficit hídrico

Sul de Minas – Déficit hídrico