Atraso de navios no Porto de Santos chega a 85% em janeiro de 2024
É o maior índice registrado pelo Boletim Detention Zero, elaborado pela ElloX Digital com Cecafé; aberturas de gates seguem com tempo reduzido
Além de todo o contexto dos conflitos globais, que impactam o fluxo do comércio mundial, os exportadores brasileiros de café seguem enfrentando gargalos logísticos internos. Os quais, de antemão, geram ainda mais dificuldades para a realização do embarque de suas cargas. Conforme o Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela startup de tecnologia no segmento logístico ElloX Digital, o índice de alteração de escala e atraso de navios no Porto de Santos alcançou 85% em janeiro de 2024.
Antes de mais nada, é o maior percentual registrado até então. Agravando o já crítico cenário, que havia aferido seus maiores percentuais nos três últimos meses de 2023. Sendo assim, 76% em outubro e dezembro e 81% em novembro. Em suma, fazem o boletim em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Atraso de navios
“Tais problemas estão resultando em adiamentos regulares de embarques e pátios abarrotados de contêineres nos terminais portuários. Que estão com dificuldades para receber cargas devido a limitações físicas de espaço do terminal”, revela o diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron.
De acordo com o Boletim DTZ, também permanecem os problemas relativos à abertura de portão no terminal. No mês passado, por exemplo, apenas 13% dos procedimentos de embarque tiveram prazo superior a quatro dias de gate aberto por navios.
Em seguida, outros 54% possuíram entre três e quatro dias e 19% tiveram menos de dois dias de período de gate aberto.
Aumento artificial
Entretanto, o fundador e CEO da Ellox Digital, Lucas Moreno, pondera que, em relação ao tempo de gate aberto, os terminais têm alterado o deadline. Mas mantido a data de abertura estática, gerando um aumento artificial do prazo.
“Isso desvirtua a realidade, uma vez que notamos, nos terminais e transportadores, que eles não possuíam janelas para entrega nesses períodos. E, assim, postergaram o deadline”, observa.
Moreno anota que, diante desse cenário, a ElloX está trabalhando para aprimorar o Boletim DTZ. Fazendo, portanto, o cruzamento de informações dos armadores operados por cada navio. Bem como os serviços dessas empresas, com o objetivo de trazer informações mais consistentes.
Impacto
Sobretudo, Heron completa que esse trabalho é essencial, pois os atrasos e o pouco tempo de abertura de gate impactam diretamente o planejamento de embarques das empresas. E geram custos adicionais aos exportadores, já que seguem enfrentando esses entraves para cumprir os prazos e honrar seus compromissos.
Desde o início da parceria, em agosto de 2023, a ElloX recebeu, dos associados do Cecafé, 10 solicitações de cadastro. E, ainda, 44 solicitações de evidências para cobranças indevidas de US$ 56 mil. Sendo que, até o momento, aproximadamente US$ 3 mil já foram devidamente cancelados como resultado desse trabalho.
Solicitação
Em suma, os membros do Cecafé interessados em acessar o módulo Detention Zero (DTZ) da ElloX Digital devem enviar a solicitação para o e-mail cecafe@elloxdigital.com. Isso para que a startup efetue o cadastro e envie orientações a respeito dos procedimentos para a obtenção das informações dos terminais. Ou então, eles podem se cadastrar diretamente clicando aqui.