Drone adubador beneficia o trabalho na agricultura

Drone adubador beneficia o trabalho na agricultura

Equipamento é uma inovação que pode ser implementada em diferentes etapas da lavoura; aprenda como usar a tecnologia na cafeicultura

2 minutos de leitura

O drone tem se mostrado um grande aliado da agricultura. Afinal, oferece uma variedade de operações e técnicas de manejo em diferentes cenários. Além de realizar pulverizações, o equipamento é capaz de efetuar semeaduras e até mesmo adubações. Assim, para orientar seus cooperados, a Cooxupé preparou um vídeo apontando detalhes sobre o drone adubador e suas vantagens na agricultura.

Drone adubador

De acordo com Aurélio Freitas P. Silva, consultor técnico/comercial GeoAG, a tecnologia vai além da pulverização. Desde já, o drone consegue realizar a parte de semeadura através do tanque dispersor de sólidos.

“Fizemos uma aplicação de boro na cultura do café, mas o equipamento tem também diversos outros manejos que pode se encaixar. Como a formação e adubação de pastagem, uma aplicação, uma semeadura de mix de cobertura no final do ciclo da soja ainda com a cultura estabelecida. Entre vários outros manejos que ele se adequa também com essa função”, conta Aurélio.

De antemão, a GeoAG é uma empresa responsável por soluções tecnológicas em pulverização para o setor agrícola e parceira da Cooxupé. Aliás, em seu segmento, a GeoAg conta com os modelos de drones de pulverização Agras T20P. Antes de mais nada, o equipamento tem capacidade de 20 litros para pulverização e 25 quilos para dispersão de sólidos. E ainda um drone maior que é o Agras T40, com capacidade de 40 litros para pulverização e até 50 quilos para dispersão de sólidos.

Análise técnica

Atualmente, na propriedade do cooperado João Emídio Vieira Filho, em Juruaia (MG), ele utiliza da tecnologia de drone em sua plantação cafeeira. Em visita ao cafeicultor, o engenheiro agrônomo Leandro Silva Muniz, do Departamento Técnico da Cooxupé, disse que a utilização do equipamento contribui em todo o processo na plantação. Inclusive na aplicação de adubo e fertilizantes.

“Nós realizamos a aplicação de boro na lavoura de café. E a gente viu que, antes do drone, ele precisava de uma pessoa para fazer dois hectares. Hoje, ele faz 20 hectares por dia com o drone. Ou seja, ele ganhou 10 vezes a aplicação. Então, ele faz 10 vezes mais em um dia”, explica Leandro.

A princípio, a utilização do drone pulverizador melhora a aplicabilidade do produto na lavoura e otimiza o serviço.

“Isso otimizou o serviço do nosso cooperado e possibilitou fazer essa aplicação na montanha. O que contribui muito para o aumento de produtividade, além de impactar na vida dele na propriedade e onerar menos”, conclui o técnico da Cooxupé.

Tecnologia evita perdas

Segundo o produtor João Emídio Filho, a utilização do drone pulverizador evita as perdas por amassamento. Ademais, é uma tecnologia mais ágil e eficiente no controle de pragas e doenças.

“O drone foi a melhor coisa que veio para nós. Se não fosse o equipamento, nós não tínhamos como pulverizar, pois temos nossa plantação com desníveis e buracos. Agora com a adubação ficou melhor ainda”, elogia o produtor rural. 

Assim como João Emídio, o cooperado que tiver interesse em saber mais do que pode ser posto com o drone, na tecnologia de aplicação pode procurar o departamento técnico da Cooxupé.

Por fim, para saber mais sobre o drone pulverizador, confira abaixo o vídeo do Cooxupé em Foco.