Borra de café é utilizada na fabricação de sapatos
Técnica evita que o restinho de pó seja jogado em aterros sanitários
Depois de coar o café, a maioria das pessoas joga a borra de café no lixo, não é? O que poucos sabem, antes de tudo, é que aquele restinho de pó que fica no coador pode ser reaproveitado, como explica o Portal Agrolink.
Acima de tudo, a borra de café é rica em nutrientes e, por isso, pode ter utilidades as mais diversas. Como, por exemplo, tirar mau cheiro da geladeira, combater a dengue, remover pulgas dos animais, acabar com o chulé dos sapatos e, ainda, ser usado na fabricação de cremes anticelulites e esfoliantes corporais.
Sapatos à base de borra de café
Ou seja, há inúmeras formas de reaproveitar a borra que seria descartada. E atenta a esse potencial, a marca chinesa Ccilu traz ao mercado sapatos feitos com borra de café.
Cada par, de acordo com a fabricante, evita o descarte de cinco xícaras de pó em aterros sanitários. Utilizada na fabricação de palmilhas, sola, revestimento interno e no tecido dos calçados, a borra de café reaproveita o produto anteriormente usado por cafeterias.
Assim, o sapato ecológico chamado de XpreSole é vegano e livre de insumos de origem animal. Além disso, é a prova de sujeira e odor. A confecção conta ainda com outros materiais sustentáveis, como o plástico proveniente de garrafas recicladas.
Ideia sustentável
A Ccilu demorou três anos para chegar ao modelo final e, como resultado, criou um modelo leve (pesa apenas 230 gramas) e que é resistente. O sapato, inclusive, pode até ser lavado na máquina.
E o objetivo da companhia chinesa, afinal, é elevar o uso de produtos feitos com materiais reciclados e que reduzam o desperdício de materiais já que, atualmente, a fabricação de calçados consome 30% do petróleo.