
BSCA leva cafés do Brasil à principal feira de alimentos do Chile
Ação gerou US$ 1,1 milhão em negócios e pode render mais US$ 2,2 milhões
Uma parceria entre a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a Embaixada do Brasil em Santiago (CHI) e a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) possibilitou a presença dos cafés nacionais na Espacio Food & Service Chile 2022, feira de alimentos mais importante desse país vizinho. O evento ocorreu no final do mês de setembro na capital chilena.
Como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a participação do país se deu em uma estrutura composta por bancada e cafeteria no evento, onde os empresários realizaram 30 contatos comerciais, todos com novos clientes, os quais geraram US$ 1,1 milhão em negócios presenciais e a perspectiva para a concretização de mais US$ 2,2 milhões ao longo dos próximos 12 meses.
“Esse foi um resultado significativo e demonstra que, cada vez mais, a gastronomia tem se valido dos cafés especiais nas receitas de renomados chefes de cozinha”. Diz Vinicius Estrela, diretor executivo da entidade.
Ele ainda comenta que trata-se de uma tendência que vem ampliando o mercado para os cafés especiais do Brasil. Considerando a diversidade de perfis sensoriais e aromas que o país oferta. “Essa foi a primeira vez que a BSCA levou associados à principal feira alimentar do Chile, com este enfoque. A ação, certamente, auxiliará o crescimento do interesse chileno pelos cafés do Brasil, já que o feedback recebido durante a feira foi muito positivo”, afirma.
BSCA
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido, pois, pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo. Bem como posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.
Por fim, o projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.