Café brasileiro: onde são produzidos os melhores?

Café brasileiro: onde são produzidos os melhores?

País tornou-se um ícone da indústria cafeeira e bebida conquistou consumidores no mundo todo; saiba mais sobre o grão

3 minutos de leitura

Há séculos, o café brasileiro conquista paladares ao redor do planeta. E, por isso, o país se tornou um ícone da indústria cafeeira.

Entretanto, o que o torna tão especial são os maiores produtores do grão. Bem como os tipos desta famosa iguaria da culinária nacional.

A seguir, saiba mais detalhes da história do café brasileiro, sua importância no mundo e em quais lugares produzem o melhor grão no país. Conforme publicado no blog Bicafé Brasil.

Qual é a história do café brasileiro?

Antes de mais nada, a história do café brasileiro é cheia de desafios. Ademais, ajudou a moldar não só a indústria cafeeira no país, mas também a economia e cultura ao longo dos séculos. Em primeiro lugar, o grão chegou em solo nacional no século XVIII. Assim, por volta do ano de 1727.

Nesse sentido, as primeiras mudas vieram da Guiana Francesa com o sargento Francisco de Melo Palheta. Ele as obteve, então, por meio de uma relação amorosa que envolveu a esposa do governador de lá. Esse evento, portanto, marcou o início da produção de café no país.

Sua cultura logo se espalhou pela região Norte do Brasil, onde o clima tropical e as condições geográficas favoreceram o cultivo. Porém, o real impulso da produção se deu no século XIX, com a expansão da cafeicultura para o Estado de São Paulo.

O que mais marcou o grão no país?

Outros fatos históricos que ajudam a montar a trajetória desta famosa bebida são:

  • A era do “Ciclo do Café”;
  • O fim da escravidão e a transição para o trabalho livre;
  • As flutuações de preço no mercado de exportação;
  • E, ainda, o início da produção orgânica e comércio justo.

Como os cafés em cápsulas chegaram ao Brasil?

Acima de tudo, os cafés em cápsulas chegaram ao Brasil por meio da expansão das marcas internacionais que notaram o potencial do mercado brasileiro. Dessa forma, elas investiram na produção local, de modo a firmar parcerias com fazendas cafeeiras no país para produzi-las.

Por ser simples e mais conveniente, pois, esse método de preparo logo se tornou popular. E, então, passou a fazer parte da rotina de várias pessoas.

Ademais, esse mercado se tornou ainda mais diverso por conta de uma ampla gama de sabores e perfis que atendem a vários gostos. Assim, houve um aumento na ênfase da sustentabilidade e na produção de café especial e de qualidade.

Qual é o maior produtor de café brasileiro?

De antemão, o maior produtor de café brasileiro é Minas Gerais. Do mesmo modo, o estado é conhecido pelas suas várias sub-regiões de cultivo. Como, por exemplo, o Sul, o Cerrado Mineiro e a Serra da Mantiqueira. Juntas, aliás, essas regiões contribuem muito para a produção da bebida no Brasil.

Além disso, Minas Gerais conta com uma alta diversidade de microclimas e altitudes. Permitindo, portanto, o cultivo de uma ampla gama de café grão. Dessa forma, a região tem as condições climáticas ideais para um bom cultivo. O que, aliás, garante que ele seja mais suave e tenha sabor complexo.

Desde já, vale lembrar que a região do Sul de Minas é famosa pela sua produção mais suave e com maior equilíbrio. Por isso, são condições ideais para quem aprecia a bebida em cápsulas.

Com quais alimentos o café brasileiro combina?

Há vários alimentos que combinam com nosso café e dão um toque de brasilidade ainda maior. Ao passo que cria uma harmonia entre os sabores. Portanto, veja a seguir algumas das opções mais comuns. Seja para o café tradicional, o gelado ou espresso:

  • Pão francês com manteiga. Embora seja o trivial, é uma das melhores junções;
  • Bolo de milho-verde. Com sua doçura e textura, traz ainda mais sabor à refeição;
  • Tapioca com recheio. Ou seja, uma opção leve, versátil e sem glúten;
  • Queijos em geral, como o minas ou brie. Afinal, contrastam com o amargor da bebida;
  • Biscoitos de todos os tipos. Como, por exemplo, amanteigados, cookies ou caseiros;
  • Aipim com carne seca frita. Dessa forma, um prato típico do Nordeste do Brasil;
  • Chocolate. Seja amargo, meio amargo em uma sobremesa, como brownie ou torta;
  • Pão de queijo. Em suma, um clássico da culinária mineira.

O que difere o café brasileiro de outros no mundo?

Em conclusão, o café brasileiro se destaca por suas várias regiões de cultivo e processamentos. Sua rica cultura, bem como a crescente produção dos cafés especiais, atrai cada vez mais pessoas que o apreciam em todo o mundo.