Café pode ser aliado para envelhecimento saudável
Por outro lado, assim como tudo que é em excesso, tomar quantidades excessivas da bebida pode anular as suas vantagens
A maneira pouco importa: pode ser gelado, quente, descafeinado, espresso ou como preferir. A verdade, desde já, é que o café é um ritual diário para muitas pessoas. Agora, o que muitos não sabem é que a bebida pode auxiliar no envelhecimento saudável. É o que mostra a matéria publicada pelo portal Agrolink.
Envelhecimento saudável
O grão não fornece apenas a energia matinal ou o estímulo da tarde. Ele é rico, também, em benefícios potenciais à saúde relacionados à longevidade. No caso do café, beber a quantidade certa pode ser benéfica à saúde.
“Embora haja muito mais pesquisas necessárias, alguns estudos mostram a associação de beber café diariamente com menor risco de morte”, diz Danine Fruge, diretora médica do Centro de Longevidade da Flórida.
Prova disso, pois, é que a especialista cita um estudo publicado na revista científica Nutrientes em 2021. “Quantidades moderadas de café com cafeína foram associadas a menor mortalidade por todas as causas”, garante a publicação.
Contudo, apesar dos benefícios comprovados para a saúde, beber quantidades excessivas de café, assim como tudo que é em excesso, pode anular algumas de suas vantagens. É o que afirma a Associação Americana do Coração. De acordo com ela, a recomendação, em suma, é que as pessoas bebam o café puro.