O que é cafeicultura? Saiba tudo sobre a produção no Brasil

O que é cafeicultura? Saiba tudo sobre a produção no Brasil

Conheça todas as operações que envolvem a produção de café, desde a plantação até a comercialização final

3 minutos de leitura

A cafeicultura envolve uma série de etapas, que vão desde a produção no campo ao beneficiamento e a industrialização, até chegar ao consumidor final. Antes de mais nada, introduziram a cultura no Brasil no século 18. E ela se destaca como uma das principais atividades econômicas do país, que é o maior produtor e exportador de café do mundo.

Para se manter competitivo, pois, o setor tem passado por diversas transformações. Portanto, com a introdução de novas técnicas e uso de tecnologias para ganho de eficiência produtiva.

Assim, tais mudanças refletem no bom desempenho da cafeicultura, que enfrenta também vários desafios, a exemplo de uma maior profissionalização da gestão.

O que é cafeicultura?

Primeiramente, a cafeicultura é uma atividade agrícola que tem como produto final o café. Ou seja, a bebida apreciada em diversos países devido ao seu sabor e aroma. Além do caráter socializante.

Até chegar ao consumidor final, o café passa por uma série de etapas. São elas: cultivo, produção, armazenamento, beneficiamento e comercialização.

No campo, desde já, essas etapas podem ocorrer de formas diferentes. Conforme o tipo de café que se deseja produzir e a realidade de cada propriedade rural.

Formas de produção

Assim, o café pode ser produzido na:

  • Cafeicultura familiar: é a produção que tem como base a mão de obra familiar. É produzido em pequenas propriedades e muitas se especializam em produzir uma bebida de qualidade.
  • Cafeicultura empresarial: em larga escala, feita em grandes propriedades. Nesses locais, também ocorre o beneficiamento do grão, tendo a possibilidade de fazer tanto o café commodity quanto o especial;
  • Cafeicultura de precisão: diz respeito à aplicação das inovações e tecnologias da agricultura de precisão na produção de café. Nesse sentido, seu foco é uma gestão eficiente que proporciona aumento da produtividade. Além de redução de custos e menor impacto no meio ambiente. A cafeicultura de precisão pode ser aplicada tanto em pequenas quanto em grandes propriedades.

Cultura perene

Acima de tudo, a cafeicultura é considerada uma cultura agrícola perene. Já que a planta do café tem ciclo longo de vida, podendo chegar a 25 anos.

Após plantado, o pé de café inicia a sua produção entre três a quatro anos. A depender da variedade, do sistema de produção e das características regionais.

Qual a importância da cafeicultura?

De antemão, a cafeicultura é de grande importância para a economia do Brasil. Ou seja, por ser grande gerador de empregos e riquezas e, ao longo do tempo, tem influenciado os hábitos da sociedade.

No Brasil, pois, são cerca de 330 mil cafeicultores, sendo que 78% são pequenos produtores. Em síntese, eles estão distribuídos em pouco mais de 1.900 municípios.

Além de café commodity, o Brasil produz cafés especiais. Por isso, o produto nacional está presente em 122 países, incluindo os mercados consumidores mais exigentes.

Ademais, são cultivadas no Brasil as espécies arábica (Coffea arabica) e conilon (Coffea canephora), conhecido como robusta ou canéfora. Ainda assim, a produção nacional está concentrada em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo. E também na Bahia, Rondônia e Paraná.

Cafeicultura conservacionista

Em primeiro lugar, a cafeicultura sustentável segue uma regulamentação específica para o plantio, manejos de solo e planta, colheita, armazenamento e torrefação. Ou seja, ela favorece o maior controle das etapas de produção e atendimento às exigências do mercado.

Em outras palavras, é cada vez maior a preocupação dos mercados consumidores mais exigentes com a sustentabilidade ambiental na produção agrícola, e isto inclui a cafeicultura. Neste contexto, surgem novas exigências, como a certificação na cafeicultura e a rastreabilidade.

Como funciona uma lavoura de café?

Sobretudo, uma lavoura de café exige cuidados específicos em cada fase de produção no campo e fora dele. Para garantir que o produto final seja uma bebida de qualidade.

Portanto, o cafeeiro tem seu ciclo de desenvolvimento dividido em seis fases: duas vegetativas e quatro reprodutivas. Em suma, conhecer cada uma dessas fases é essencial para saber como plantar café.

Confira mais detalhes sobre o que é cafeicultura no Blog da Perfarm.


Tags: