
Campo Futuro apresenta impactos da alta dos preços de insumos nas cadeias agrícolas
Circuito de lives promovido pela CNA começa no dia 24 de outubro
O circuito de lives do Projeto Campo Futuro apresentará os principais impactos dos preços dos insumos nos custos de produção de diferentes sistemas produtivos. Assim, a realização do evento é pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de 24 de outubro a 7 de novembro.
Neste ano, para as culturas agrícolas, os técnicos do projeto levantaram, pois, informações de seis grupos de atividades (hortaliças; cereais, fibras e oleaginosas; frutas; café; cana-de-açúcar e silvicultura) em 76 municípios de 18 estados brasileiros.
Dessa forma, durante as lives, que serão realizadas partir de 24 de outubro, de 9h às 10h, os participantes poderão entender como o custo de produção foi afetado com a elevação dos preços dos principais insumos, como os fertilizantes, defensivos e combustível.
“Os resultados trarão as peculiaridades de cada atividade e região, a análise da influência do custo de produção no desempenho financeiro da cultura praticada por cada produtor e também a competitividade de cada uma em âmbito regional”, explicou o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues.
Campo Futuro
Desde 2007, o projeto Campo Futuro já levantou os custos de produção de 66 atividades agropecuárias em 357 municípios diferentes. Os encontros para coleta de informações recebem, portanto, o nome de painéis e reúnem produtores rurais, técnicos e representantes de sindicatos e federações de agricultura estaduais.
Por fim, o projeto é realizado pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento dos custos e geração de informação para o gerenciamento rural.
Assim, participe das lives e tenha acesso exclusivo às análises de custos por atividade agropecuária.
Confira a programação do Circuito de Resultados:
24/10 – Pecuária de leite;
25/10 – Silvicultura;
26/10 – Cana-de-açúcar;
27/10 – Fruticultura;
28/10 – Aves e Suínos;
31/10 – Hortaliças;
01/11 – Cereais, fibras e oleaginosas;
03/11 – Cafeicultura
04/11 – Pecuária de corte;
07/11 – Aquicultura
08/11 – Evento de Encerramento do Circuito e Lançamento do Prêmio Campo Futuro.