Cecafé promove descarbonização do 9º Coffee Dinner & Summit

Cecafé promove descarbonização do 9º Coffee Dinner & Summit

Através do Selo Verde Ecooar, Conselho planta árvores e compensa a emissão de 2,5 toneladas de GEE do evento

2 minutos de leitura

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) obteve o “Selo Verde”, da startup de reflorestamento Ecooar Biodiversidade, para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) com a realização do 9º Coffee Dinner & Summit, nos dias 25 e 26 de maio, em São Paulo (SP).

“O tema do nosso evento é ‘Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG’. Portanto, nada mais lógico do que alinharmos nossas iniciativas de governança socioambiental com o assunto. E, principalmente, entregar isso em forma de exemplo prático, fomentando o reflorestamento, contribuindo para a mitigação do aquecimento global e demonstrando o engajamento do Cecafé e de seus associados com o respeito ao meio ambiente e pessoas. Visando à construção de um planeta melhor às futuras gerações”, comenta Marcos Matos, diretor-geral da entidade.

Plantio

A obtenção do Selo Verde Ecooar ocorre através da projeção feita pela empresa das emissões de carbono geradas nos dois dias do evento. Com base nesse cálculo, o Cecafé compensou mais de 2,5 toneladas de CO2 através do plantio de árvores nativas. Contribuindo, assim, para o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Fazenda Santa Emília, produtora de café em Garça, no Centro-Oeste de São Paulo. Local onde a regeneração do meio ambiente e a preservação das águas de nascentes beneficiam, direta e indiretamente, cerca de um milhão de pessoas nas 62 cidades da região.

Selo

O Selo Verde obtido pelo Cecafé possui QR Code exclusivo, que direciona para informações sobre o local onde foi realizado o reflorestamento. Assim como a quantidade e as variedades de árvores plantadas, permitindo uma auditoria pública on-line, de qualquer lugar do mundo.

A gestora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Conselho, Silvia Pizzol, recorda que essa ação também vem ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial no que se refere a: Ação contra as mudanças climáticas (13); Vida na água (14); e Vida terrestre (15).

“Continuaremos engajados em trabalhar para o planeta ser cada vez mais respeitoso aos critérios ESG. Externando que a cafeicultura brasileira permanecerá na vanguarda de quantidade, qualidade e, principalmente, sustentabilidade”, conclui.

COFFEE DINNER & SUMMIT

O evento se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro. Reunindo, a cada dois anos, cerca de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial para promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking. Aproximando, dessa forma, players do agronegócio e apaixonados pelo café em um ambiente espaçoso e aconchegante.

A nona edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão a respeito dos desafios econômicos, climáticos, regulatórios e logísticos. E, principalmente, sobre as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Brasil e demais nações cafeeiras, as quais respeitam os critérios da governança socioambiental.

Os interessados, por fim, podem obter mais informações e realizar suas inscrições podem acessar aqui.