Dias de frio pedem chocolate quente cremoso com toque de café

Dias de frio pedem chocolate quente cremoso com toque de café

A receita, muito fácil e saborosa, ajuda a aquecer – e adoçar – durante a estação mais fria do ano

2 minutos de leitura

O chocolate quente é uma bebida aconchegante que aquece a gente da mesma forma que um cobertor quentinho. De antemão, é perfeito para ser servido em uma noite fria ou em uma manhã de inverno.

No entanto, para ficar ainda melhor, o site Receita Toda Hora divulgou uma nova versão da bebida: chocolate quente cremoso com um toque de café.

Origem do chocolate quente

De acordo com o portal Mini Mundo, os maias e os astecas, povos originários das Américas, foram os primeiros a consumir o chocolate quente.

Em outras palavras, eles preparavam uma infusão com as sementes do cacau, que resultava na bebida. Porém, naquela época, a receita era bem diferente. Pois, tinha bastante pimenta e ficava com um gosto amargo.

No século XVI, no entanto, o espanhol Hernán Cortés levou o chocolate quente para a Europa. Logo, a bebida conquistou paladares em países como Espanha, França e Holanda. Nesse sentido, os chefs europeus testaram novos preparos com diversos ingredientes. Foi assim que surgiram as variações com leite, açúcar e especiarias, algumas das quais fazem sucesso até hoje.

Chocolate quente com café

Confira abaixo os ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de achocolatado
  • 1 colher (sobremesa) de maisena
  • 2 colheres (sopa) de chocolate 50% cacau
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • ½ colher (café) de café solúvel
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 pau de canela
  • 500 ml de leite

Modo de preparo

Em uma panela, coloque, pois, o açúcar mascavo, o chocolate 50% cacau, o achocolatado. Além da maisena, o café solúvel e um pau de canela. Ou seja, misture tudo para homogeneizar.

Em seguida, adicione o leite e misture um pouco mais para incorporar.

Depois, leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver e engrossar levemente. Dessa forma, deixe cozinhar em fogo baixo por mais cinco minutos, para ficar mais consistente.

Ainda no fogo baixo, acrescente o creme de leite e mexa um pouco mais para agregar e encorpar um pouco mais o creme.

Por fim, retire do fogo, transfira para uma garrafa ou canecas, como preferir. Sirva bem quentinho esse incrível chocolate quente cremoso com um toque de café!