Como tomar um café sem açúcar?

Como tomar um café sem açúcar?

Conheça algumas razões para se acostumar à bebida pura

3 minutos de leitura

Vai um café sem açúcar aí? A pergunta é tentadora, mas como você prefere: puro ou adoçado? Se é do time que se acostumou a tomar o café puro, parabéns! Senão, vamos te ajudar a mudar esse hábito que, afinal, não acontece de uma hora para a outra. Confira as dicas do Portal Tudo sobre Café.

1- Abra-se para o novo

Tomar o café sem nada pode ser um desafio para algumas pessoas. Porém, para passar pela experiência, é preciso se abrir para o novo e evitar as comparações. Isso abre caminho para a apreciação, sem que os aditivos possam competir com o gosto da bebida.

De início, é bom afirmar que o processo de adaptação não acontece de modo instantâneo, pois o café pode parecer “amargo”, então é preciso estar disposto a mudar.

2 – Dê preferência aos cafés especiais

Já que o assunto é apreciar o café, faça boas escolhas. E, dessa forma, prefira os cafés especiais ou gourmets. Eles têm propriedades únicas e, de antemão, são menos torrados, o que faz com que sejam mais suaves e, assim, agradáveis ao paladar.

Outra vantagem é que eles também possuem uma qualidade superior com sabores e aromas característicos. Então, para se acostumar mais facilmente, opte por boas marcas com grãos selecionados.

3 – Não faça comparações

Pense que é um aprendizado e, por isso, deve ser recebido como uma novidade, sem julgamentos. Então o café sem açúcar não deve ser comparado com os demais, como o tradicional, por exemplo.

Desde já, não fique pensando no outro sabor (com o qual se acostumou) e pense na nova experiência. Ficar comparando ou desejando que o sabor seja semelhante ao que está acostumado só dificulta a apreciação. Pense que está conhecendo algo diferente!

4 – Se preferir, diminua o açúcar aos poucos

Para se acostumar, vá aos poucos. Se a meta é beber café sem açúcar, você não precisa abrir mão do complemento de uma hora para outra. Portanto, pode reduzir a quantidade de açúcar. Depois ficará mais fácil fazer a transição e aceitar o café puro com mais facilidade.

Por exemplo, reduza a quantidade de açúcar pela metade nos primeiros dias. Depois, reduza mais ainda até tirar tudo.

5 – Experimente novas formas de preparo

Se planejar para se acostumar à mudança. Faça com que o “cafezinho nosso de cada dia” seja diferente. Como? Prepare a bebida de diferentes formas. Por exemplo: existe o método coado, que deixa a bebida mais suave. Ou ainda o café expresso, que é um pouco mais concentrado e forte.

A diferença entre eles está no modo de preparo, portanto, experimente cada um antes de definir qual seria o melhor. O mais importante é não abrir mão de experimentar. Há muitas formas de fazer um café incrível. Mas, você só precisa encontrar a ideal para você para, enfim, tomá-lo sem açúcar.

6 – Aposte na aromatização

Por fim, para se acostumar ainda mais rápido, dê uma chance ao café aromatizado, que carrega traços de outros produtos, como as especiarias. Desse modo, você conhece novos sabores e a transição se torna mais sutil.

No mercado existem cafés já aromatizados, mas você pode fazer o seu em casa colocando, por exemplo, raspas de chocolate, canela, cravo, baunilha, cardamomo, anis estrelado, e outros.

Mas, por que tirar o açúcar do café?

Esse é o foco central de todas as dicas passadas anteriormente. Afinal, há um importante motivo para se acostumar ao café puro. O mais convincente é que o açúcar pode fazer mal para a saúde, contribuindo para a glicemia, aumento da gordura no sangue e o vício no carboidrato.

Isso acontece porque após o consumo o nível de açúcar no sangue sobe. Depois desce rapidamente e, logo depois, sentimos fome e desejo, como se fosse um ciclo sem fim.

Outro motivo para preferir café puro é que a bebida preserva o sabor original e as características dos grãos, tornando a experiência, dessa forma, mais positiva.

Por fim, lembre-se: se não for consumido em excesso, o café é excelente para a saúde, pois tem vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a aliviar o estresse, estimular o intestino, auxiliam na perda de peso e na concentração, além de reduzir os riscos de doenças cardíacas.


Tags: