Compras de fertilizantes no estrangeiro disparam

Compras de fertilizantes no estrangeiro disparam

Importações de fertilizantes brutos aumentaram em 172% até o fim do ano

< 1 minuto de leitura

As compras de fertilizantes no estrangeiro dispararam. O aumento foi de 4,3% nas compras gerais externas da agropecuária, conforme o Portal Agrolink.

O relatório divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia, apresenta, portanto, um aumento de 172% nas importações de fertilizantes brutos. Além de dispararem 179,6% na compra externa de fertilizantes químicos desde o começo do ano até a quarta semana de julho.

Além do mais, os dados da Secex correspondem à categoria: dos inseticidas, rodenticidas, fungicidas, herbicidas, reguladores de crescimento para plantas, desinfetantes e semelhantes, que apresentaram aumento de 127,3%.

Compras de fertilizantes

Também foram registrados outros dados pelo órgão do Ministério da Economia. Como, por exemplo, o aumento de 4,3% nas compras externas da agropecuária chegaram a US $346,63 milhões. As entradas de trigo e centeio não moídos cresceram 39,2%; já o milho não moído, exceto milho doce aumentou 74,8%; frutas e nozes não oleaginosas, frescas ou secas subiram 23,2%.

Além dos aumentos das compras de fertilizantes brutos, seguem como destaque: o carvão, mesmo em pó, mas não aglomerado com aumento de 145,2%; e óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus com 13,6%.

Os maiores aumentos foram das entradas de óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos, exceto óleos brutos com aumento de 134,3%, além dos já mencionados adubos ou fertilizantes químicos, exceto fertilizantes brutos e pesticidas.

Na Indústria de Transformação, as importações mensais tiveram alta de 44,8%, atingindo US$ 17,19 bilhões até a quarta semana de julho. Dentre o segmento classificado pelo governo brasileiro como “Indústria Extrativa”, os desembarques aumentaram 24,8% em julho, alcançando US$ 1,05 bilhão neste mesmo período.


Tags: