Condições climáticas no pós-colheita vão determinar resultados da safra 2022
Mas, segundo Coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, ainda existe preocupação sobre os efeitos das geadas dos últimos meses para a próxima safra; Especialista será um dos palestrantes do Fórum de Café e Clima
As condições climáticas no pós-colheita vão determinar resultado para a safra 2022 do café. De acordo com o Coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos, se o clima se normalizar, antes e no florescimento, será possível ter uma próxima safra de bom volume.
Ele será um dos palestrantes do Fórum de Café e Clima da Cooxupé, que acontece virtualmente, no dia 21 de setembro.
O canal da cooperativa no Youtube, vai transmitir as palestras, a partir das 14 horas.
Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, Éder Ribeiro dos Santos é especialista em geoprocessamento pela UFSCar. No Fórum, ele vai abordar as condições de clima na safra de café 2021 nas regiões da cooperativa.
Condições climáticas no pós-colheita
Dessa forma, segundo o especialista, o que tem preocupado são os efeitos da geada de julho. “Logo após a ocorrência da geada, a amplitude térmica está causando uma desfolha bastante acentuada das lavouras.”
De acordo com Éder, a seca muito prolongada, desde março, depois as baixas temperaturas, bem como a ocorrência do bicho mineiro e de uma ferrugem tardia, estão acentuando o processo de desfolha nos cafezais.
“E florescimento sem folhas pode ter um impacto negativo na produção de 2022”, diz.
Sob o mesmo ponto de vista, Éder avalia, ainda, que os produtores que não possuem irrigação, precisam monitorar as lavouras. “Mas, se essas condições persistirem o dano já vai fazer parte da redução de safra em 2020″, conclui.
Fórum de Café e Clima Cooxupé
Assim, pelo terceiro ano, a Cooxupé faz o Fórum Café e Clima, voltado aos profissionais, produtores e pesquisadores nas áreas agro e de produção de café.
As condições do clima e os impactos na safra de café 2021, além das tendências para os próximos anos são os principais temas das palestras. No cenário atual, com as geadas e as secas, a discussão é essencial.
Portanto, as palestras serão transmitidas on-line na página da cooperativa no Youtube, no dia 21 de setembro, a partir das 14 horas.