Conheça os principais métodos de preparo do café
As diferentes formas de consumir o cafezinho podem trazer dúvidas para os consumidores. Confira aqui como a bebida pode ser preparada
Já esteve em uma cafeteria que oferecia diferentes formas de preparo do café e ficou na dúvida em qual escolher?
Ou já pensou em variar o cafezinho do dia a dia em casa escolhendo,pois, um método diferente de preparo?
Existem várias as formas de extrair o precioso líquido negro que o brasileiro tanto ama. Assim, cada uma delas confere sabores e aromas diferentes, com influência, claro do tipo de grão, torra e moagem do café escolhido.
Conheça os principais métodos de preparo do café. Experimente todos e escolha o seu preferido:
Coado
No Brasil, é a forma mais popular de se fazer o café do cotidiano, utilizando filtros de papel bem como de pano.
Assim, neste método, a pessoa coloca o pó no filtro e joga água quente para extrair a bebida através de infusão.
A moagem do pó mais indicada para uso neste método é a fina, pois permite que a água passe com mais facilidade pelas partículas de café. É uma forma bem simples e rápida de preparar o cafezinho.
Ao utilizar o coador de pano, vale ressaltar que é importante se atentar à higienização. isto porque para não ocorrer interferência no sabor da bebida final.
Outro alerta, no entanto, é para a temperatura da água, ela não pode ser fervente, tem que estar a até cerca de 98 graus.
Cafeteira Italiana ou Moka
Método de extração do café através de pressão. Ou seja, dá origem a uma bebida mais forte e encorpada. Assim, é bastante popular na Europa.
A torra do pó utilizado deve ser de média a grossa. A cafeteira é formada por três compartimentos: a base, o dispenser do pó e a parte superior com filtro.
Assim, para fazer basta colocar água no compartimento inferior, adicionar o pó no dipenser e colocar no fogo brando, esperando a pressão aumentar para a bebida subir.
Por outro lado, o cuidado tem que ser grande para evitar o excesso de temperatura, o que queima a bebida.
Hario V60 – método japonês
Lembra o método coado tradicional. A Hario é uma empresa do Japão que existe desde 1921.
O filtro Hario V60 tem uma base feita de vidro, cerâmica bem como de cobre. Assim, o formato de cone, as linhas em espiral e cônicas, com buracos mais largos, fazem com que o fluxo da água até a xícara seja mais uniforme e rápido, gerando uma bebida sem resíduos.
O método, pois, é o mesmo do coado tradicional. Jogar água na temperatura adequada sobre o pó, que deve ter uma moagem média, com textura parecida com açúcar cristal e ser, preferencialmente, 100% arábica.
Prensa Francesa
Seu funcionamento é sob pressão. Uma extração manual, em que é necessário pressionar um êmbolo pra extrair a bebida.
No lugar do filtro de papel é utilizada uma tela ultrafina. Esse método deixa o café mais forte, encorpado e mais ácido.
A moagem indicada neste caso é a mais grossa. Colocar o pó em seu interior. Ao adicionar a água quente é necessário mexer, deixar um tempo em infusão e pressionar o êmbolo para separar a borra do líquido.
Aeropress
Outro método que funciona com infusão, como a prensa francesa.
É preciso encaixar o filtro na primeira câmara, colocar o pó de café no equipamento, adicionar água, misturar, esperar a infusão por alguns minutos e depois virar e pressionar como uma seringa para separar a borra do líquido.
Neste método, diferentes moagens podem ser utilizadas.
Chemex
Trata-se de um método muito simples, que tem em seu design um ponto alto: feita em vidro, nessa cafeteira jarra e porta filtro formam uma ampulheta.
É um café coado, de filtragem diferenciada (tripla, com filtro mais denso, extrai um café sem resíduos) que se prepara de maneira tradicional: escalda-se o filtro, coloca o pó e adiciona água na temperatura adequada.