Cooperados da Cooxupé estão entre os vencedores do 32º Prêmio Ernesto Illy

Cooperados da Cooxupé estão entre os vencedores do 32º Prêmio Ernesto Illy

Quatro produtores de café de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, associados da cooperativa, foram anunciados entre os ganhadores da premiação

3 minutos de leitura

O Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso chegou à sua 32ª edição e premiou, entre produtores de todo o país, quatro cooperados da Cooxupé.

Um deles, de antemão, Luís Manuel Ramos Fachada M. da Silva (Chapada de Minas) esteve entre os grandes destaques da noite. Assim, ele recebeu um diploma e cheque no valor de R$ 10 mil.

Ele ganhou, ainda, uma viagem ao exterior para participar do 8º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, que reúne em disputa os 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para a illycaffè.

Ernesto Illy

Durante a premiação foram revelados, também, os produtores vencedores nacionais que ficaram nas 4ª, 5ª e 6ª posições. E, novamente, outro destaque para a Cooxupé. Desta vez, com o cooperado Agro Fonte Alta (Campestre) que chegou à quinta colocação nacional. Entretanto, na colocação regional, este mesmo cooperado conquistou a primeira colocação pelo Sul de Minas.

Ainda durante o 32º Prêmio Ernesto Illy, o cooperado da Cooxupé de Caconde, Luiz Antônio Poli, ficou em segundo lugar na premiação regional, competindo por São Paulo. E pelo Rio de Janeiro, o cooperado Francisco Nioac de Salles garantiu o primeiro lugar pelo estado.

Sustentabilidade

Pela primeira vez, o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso recebeu os Selos Evento Neutro e Sou Resíduo Zero. Assim, compromete-se a compensar as suas emissões de carbono com apoio ao projeto de agricultura regenerativa Terrus Carbon Coffee. Da mesma forma como fez a Cooxupé durante a FEMAGRI, ocorrida em fevereiro, em Guaxupé/MG.

Outra novidade apresentada ao longo da cerimônia de premiação foi, em síntese, o lançamento do Cartão Esmeralda do Clube Illy do Café. Ele é concedido aos cafeicultores que fornecem à illycaffè há mais de 30 anos-safra ininterruptos. Estreitando, desse modo, os laços de fidelidade e qualidade com o fornecimento de grãos.

A cerimônia realizada em São Paulo contou com as presenças do presidente da illycaffè, Andrea Illy; da CEO, Cristina Scocchia; e da diretora de Ética, Anna Illy. Os vencedores foram selecionados, portanto, pela Comissão Julgadora do Prêmio. Que é composta por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè, entre as mais de 500 amostras inscritas das principais regiões produtoras de café arábica do país.

Existindo desde 1991, a premiação é uma das mais importantes para valorizar a produção cafeeira no país. E se trata, pois, de uma iniciativa pioneira. E que já reconheceu mais de mil e quinhentos cafeicultores brasileiros e entregou mais de R$ 8 milhões em prêmios.

Prêmio Ernesto Illy – Regional:

 A categoria regional avalia 10 regiões e nesta edição seis regiões foram premiadas:

Cerrado Mineiro

1º colocado – São Mateus Agropecuária

2ª  colocada –  Maria do Carmo Veloso 

Chapada de Minas

1º colocado – Luis Manuel Ramos Fachada M. da Silva (Cooperado da Cooxupé em Guaxupé/MG)

2ª colocada – CBI Madeiras

Matas de Minas

1º colocado – Raimundo Dimas Santana Filho

2º colocado – Claudio Martins Belo – 4º lugar nacional

Sul de Minas

1ª colocada – Agro Fonte Alta – 5º lugar nacional – (Cooperada da Cooxupé em Campestre/MG).

2º colocado – Luiz Augusto de Almeida Campos

São Paulo

1º colocado –   Francisco Antonio Rios Corral – 6º lugar nacional

2º colocado – Luiz Antonio Poli (Cooperado Cooxupé de Caconde/SP).

Rio de Janeiro

1º colocado – Francisco Nioac de Salles (Cooperado Cooxupé de Guaxupé/MG).

Prêmio Ernesto Illy – Classificador do Ano:

1º colocado – Paulo Henrique Silva Andrade (Cerrado Mineiro)
2º colocado – Edenilson de Oliveira Cabral (Matas de Minas)
3ª colocada – Marina Ribeiro do Vale Furlan (Sul de Minas)


Tags: