Cooxupé inicia projeto “Nascentes da Mata do Sino”
Iniciativa promoverá a proteção das nascentes e corpos d'água na região da Mata do Sino, distrito de Juruaia/MG
Preservar os recursos hídricos é um passo essencial para proteger a humanidade e, consequentemente, a agricultura. Por isso, dando continuidade em sua agenda de sustentabilidade, a Cooxupé inicia, a partir de março, o projeto “Nascentes da Mata do Sino (Bell Springs)”.
A iniciativa promoverá a proteção das nascentes e corpos d’água na região da Mata do Sino, distrito de Juruaia/MG. Vale lembrar que a cooperativa já mantém o projeto Minas D’Água, implementado em Guaxupé/MG.
A escolha do local ocorreu devido à escassez de água enfrentada por produtores e pela população em geral. Isto porque para atender as necessidades pessoais e as da lavoura.
Como funcionará
O projeto incentivará os produtores a estabelecer novas zonas de conservação ao longo dos cursos de água. Para tal, a iniciativa fornecerá mudanças e cercas.
Além disso, o projeto disponibilizará treinamentos aos integrantes da iniciativa sobre como proteger os recursos hídricos e manter as áreas de conservação em boas condições.
Benefícios
Diante disso, o Nascentes da Mata do Sino proposita estimular uma maior infiltração no solo. Gerando, assim, maior disponibilidade de água, tanto na superfície quanto no subterrâneo.
Juntamente, melhorar a qualidade da água com a filtragem natural realizada pelas plantas, que auxiliam ainda no processo de contenção da erosão do solo e do assoreamento dos rios causado pelo arraste de sedimentos durante as chuvas.
Por fim, o acréscimo de vegetação no local favorecerá a regeneração natural e o crescimento da biodiversidade, tanto para fauna quanto para a flora.
O projeto conta com o apoio da Sucafina e da Farmer Connect.