
Demanda da China por café abre oportunidade para exportação brasileira
Comércio eletrônico de alimentos como café e açaí cresce na China. Demanda deve ser foco de quem deseja exportar produtos de maior valor agregado
Além da soja, a China aumentou a demanda por café e açaí. Esse cenário abre oportunidades para exportadores brasileiros.
Entre 2015 e 2019, as exportações de café brasileiro para a China cresceram 110%, aponta o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
De acordo com a CEO da Yeshan, Natália Schultz, o comércio eletrônico fortalece essa demanda.
“A China é o primeiro país do mundo onde o volume de vendas do comércio eletrônico superou o do varejo físico”, disse Natália ao Comex Brasil. Ela também é vice-presidente do Instituto Jovem Exportador.
Assim, o mercado chinês está cada vez mais interessado em produtos brasileiros, como o café e o açaí. “Os preços chineses são bons e há oportunidades para as empresas brasileiras.”
Demanda da China por café
Por isso, a Yeshan e a Inovasia reuniram um time de especialistas para aproximar empresas brasileiras do maior mercado de consumo do mundo.
Nesse sentido haverá um curso on-line com os passos para importar e exportar produtos para o mercado chinês.
Serão nove encontros, entre os dias 9 de setembro e 7 de outubro.
O curso “Comex: Foco China-Brasil – Encontre o cliente e o parceiro ideal no mercado chinês” mostrará dados culturais e empresariais. Os pontos são decisivos para criar boas parcerias locais.
Além disso, o curso vai detalhar os principais processos de exportação e importação.
Outros temas como pesquisa de mercado e criação de fornecedores de confiança, marketing e distribuição no mercado chinês também serão abordados.
Exportação
O curso também detalha como exportar para a China. O país que se interessa cada vez mais por itens como café, açaí e carnes do Brasil, por exemplo.
Natália, que tem experiência em negociar com empresas da China, será uma das convidadas do módulo “Negociação e Cultura”. Nessa palestra, a especialista abordará técnicas de negociação com parceiros chineses.
Por fim, o fundador da Inovasia, Felipe Zmoginski, fala sobre estratégias de marketing. Assim, vai mostrar como atrair clientes e formas de atuar no comércio eletrônico chinês.
Inscrições e informações estão no link.