Dia Mundial do Café: confira 5 curiosidades sobre o famoso grão

Dia Mundial do Café: confira 5 curiosidades sobre o famoso grão

Para comemorar este 14 de abril, o Hub do Café traz detalhes sobre a importância do cafezinho no mundo e, principalmente, no Brasil

4 minutos de leitura

O Dia Mundial do Café é celebrado nesta sexta, 14 de abril, e a gente tem muito a comemorar. Afinal, a história do Brasil tem fortes laços com a produção do grão e o cafezinho embala o dia a dia de milhões de brasileiros – e de consumidores apaixonados em todo o mundo. Por conta disso, trazemos cinco curiosidades sobre o café em nosso país.

1- O Brasil é o maior produtor de café do mundo

Brasil é o maior produtor mundial de café

Sim, nosso país está em primeiro lugar na produção de café no mundo. Inclusive, é o maior produtor do grão desde 1850, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária.

De acordo com o Sumário Executivo do Café, de março de 2023, o segundo maior produtor mundial é o Vietnã. Em terceiro, está a Colômbia.

Nós, brasileiros, temos muitos motivos para comemorar o Dia Mundial do Café, não é mesmo?

2- País também é o maior exportador de café no mundo

O Café do Brasil é exportado para 145 países

Antes de mais nada, por ser o maior produtor mundial, o Brasil também ocupa o primeiro lugar na exportação de café. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Acompanhamento da Safra Brasileira – Café, de janeiro deste ano, nosso país exporta café para 145 nações. Os principais destinos, em termos de quantidade, são Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Japão.

Além disso, o levantamento da Conab informa que dois portos concentraram 93,2% dos embarques do Café do Brasil para o exterior em 2022, com participação de 80,5% do Porto de Santos e 12,7% do Porto do Rio de Janeiro.

3- O principal estado produtor de café no Brasil é Minas Gerais

Minas Gerais é o estado brasileiro com maior produção de café

Os mineiros podem brindar com suas xícaras para celebrar o Dia Mundial do Café. Isso porque Minas Gerais é o maior produtor do grão no país, conforme indica a Conab.

Em seguida, estão Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso.

Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), características de solo, altitude, amplitude térmica e clima são determinantes para a qualidade da bebida.

4- Primeiras mudas do grão chegaram ao país por volta de 1720

As primeiras mudas de café do Brasil foram levadas ao estado do Pará

No Brasil, podemos comemorar com tanto entusiasmo o Dia Mundial do Café graças ao sargento-mor Francisco e Mello. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, o militar fez uma visita à Guiana Francesa por volta de 1720. O pretexto era resolver litígios territoriais. Na volta ao nosso país, ele trouxe as primeiras mudas e sementes de café para Belém, no Pará.

Apesar disso, em meados do século XIX, a cultura cafeeira se estabeleceu com mais força no Vale do Paraíba, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Afinal, as circunstâncias climáticas, de relevo e solo facilitaram a produção no local.

Outro destaque é que a exportação do grão impulsionou o desenvolvimento do país, com a criação de cidades e ampliação de outros centros urbanos no interior do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Portanto, o Brasil mantém o status de maior produtor de café do mundo há mais de 150 anos.

5- O café cresce também na indústria cosmética

Estudos mostram que o café tem propriedades cosméticas de hidratação e proteção da pele

Conforme o Cecafé, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) tem pesquisas sobre o óleo essencial extraído de grãos verdes de café. Os estudos demonstram que o produto possui propriedades cosméticas de hidratação e proteção da pele contra a radiação UVB.

Do mesmo modo, há uma infinidade de cosméticos à base de café no mercado e muito mais por vir. Entre eles, sabonetes, xampus, hidratantes e óleo de banho.

Inclusive, há diversos perfumes com fragrância de café. Afinal, quem resiste a esse cheirinho?