Embrapa Café lança Boletim de Pesquisa envolvendo tipo arábica
Caracterizações agronômicas e de atributos sensoriais de cafés da cultivar Bourbon foram analisadas em diferentes municípios produtores de Minas Gerais
A Embrapa Café lançou o Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento ‘Caracterização Agronômica e Sensorial de Diferentes Genótipos de Bourbon Visando à Produção de Cafés Especiais’.
O texto subsidia a escolha da melhor cultivar de Bourbon para cada região produtora de Minas Gerais. O público-alvo é o setor produtivo, agentes de assistência técnica, pesquisadores, professores e estudantes de nível superior.
Qualidade
A qualidade dos cafés produzidos é um dos atributos mais importantes que o setor produtivo dispõe para ingressar no mercado de cafés especiais. A rentabilidade neste nicho é maior.
Então, os cafeicultores estão mais conscientes de que suas propriedades cafeeiras são como empresas.
Também devem estar de olho no dinamismo, desenvolvimento, desafios e expansão na busca pela redução de custos e perdas. A adequação e implantação de tecnologias para reflitar qualidade no produto final são importantes.
Desta forma, o mercado dos cafés especiais se expande, proporcionalmente, em nível superior às taxas de crescimento do consumo dos cafés tradicionais.
Para a Embrapa Café, tal crescimento é reflexo do perfil cada vez mais exigente do novo consumidor de café, que valoriza a qualidade.
Esse hábito de consumo tem-se revelado de maneira expressiva principalmente pelos apreciadores de café norte-americanos e europeus.
Para a Embrapa Café, para atender essa demanda, o Brasil tem plenas condições de oferecer quantidades expressivas de café com qualidade no mercado internacional.
Conhecido pelo potencial de produção de cafés de elevada qualidade sensorial, o grupo de cultivares Bourbon se torna uma das opções dos cafeicultores.
Para conferir o Boletim completo, basta acessar aqui.