Estados Unidos registram o menor estoque de café verde em seis meses Green coffee beans isolated on white

Estados Unidos registram o menor estoque de café verde em seis meses

Volume nos portos caiu devido à redução das importações do grão advindas, principalmente, do Brasil

< 1 minuto de leitura

Além de maiores consumidores de café do mundo, os Estados Unidos são, também, o principal destino dos grãos produzidos no Brasil. De acordo com dados divulgados recentemente, a quantidade de café verde armazenada nos portos estadunidenses teve uma queda acentuada. E caiu em 112.895 sacas de 60 kg no final de janeiro, para 6,26 milhões de sacas. O que representa, portanto, a menor quantidade em seis meses.

É o que mostra a matéria divulgada pelo Café Point.

Café verde

De acordo com informações mensais da Associação de Café Verde dos EUA (GCA, na sigla em inglês), compiladas pela Reuters e divulgadas pelo Café Point, essa foi a maior queda nos estoques desde outubro de 2021.

E, particularmente, significa um nível relativamente baixo em comparação com as cerca de 7,5 milhões de sacas registradas em 2019.

Os dados da GCA incluem tanto o café nos armazéns certificados pela bolsa ICE (que representam uma pequena parte do total), como, sobretudo, os volumes mantidos por outros participantes do mercado nos portos dos Estados Unidos.

Portos afetados

Por fim, o relatório mostra que as maiores reduções foram observadas, respectivamente, nos portos de Nova York e no noroeste do Pacífico.

A queda dos estoques nos EUA ocorre, definitivamente, depois do Brasil registrar reduções em suas exportações.

Isso acontece, em suma, após dois anos de desvantagens climáticas na lavoura que resultaram em safras de café abaixo da média.


Tags: