Filmes com café: 6 vezes em que a bebida foi um personagem nas telonas

Filmes com café: 6 vezes em que a bebida foi um personagem nas telonas

Confira longas em que o cafezinho fez parte do elenco e teve papel fundamental na história

4 minutos de leitura

Para milhões de pessoas em todo o mundo, o café é um companheiro diário. De antemão, o grão está tão presente no nosso dia a dia que até mesmo nas telonas – e nas telinhas – ele tem sua importância. Quantas vezes, nas famosas novelas brasileiras, vemos os personagens tomando um cafezinho durante uma visita ou reunião? Como resultado, confira seis filmes com café, nos quais a bebida tem papel fundamental nas histórias e é um personagem especial.

Filmes com café

A lista é do portal Muito Gourmet. Passe o seu cafezinho, prepare uma pipoca e assista aos longas que provam como o encontro de café com cinema pode ser inesquecível.

1) “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001)

No filme, acompanhamos os pensamentos e as ideias originais da garçonete Amélie. Antes de mais nada, a personagem é uma francesa um pouco excêntrica, com um universo próprio.

A personagem trabalha em uma cafeteria chamada Café des Deux Moulins, no bairro de Montmartre, em Paris. Sobretudo, boa parte da história acontece no local, que é uma atração turística bastante visitada na capital francesa até hoje.

2) “Pulp Fiction: Tempo de Violência” (1994)

A princípio, o café é o assunto de uma importante cena. Ou seja, quando Jimmy (Quentin Tarantino) serve a Vincent (John Travolta) e Jules (Samuel L. Jackson) um cafezinho na sua cozinha e os três comentam sobre a qualidade da escolha.

Em primeiro lugar, Jimmy comenta que compra um café gourmet. Ao contrário do que a sua esposa costuma escolher, dando o tom do seu gosto sofisticado e caro da escolha. Em suma, é uma cena muito significativa para os amantes do clássico filme do diretor Quentin Tarantino.

3) “O Sonho de Dukale” (2016)

Antecipadamente, o documentário retrata a história de uma viagem do ator Hugh Jackman para a Etiópia, berço do café. No país, ele conhece Dukale, um jovem fazendeiro de café que trabalha sem descanso, todos os dias, para sustentar a sua família.

Nesse sentido, o ator e sua esposa perceberam, durante as gravações, o impacto que o café Fair Trade (café de comércio justo) pode ter na vida do produtor, das comunidades, do meio ambiente e como esse grão pode mudar vidas em diferentes partes do mundo.

4) “Entre Dois Amores” (1986)

Acima de tudo, o filme é um romance dramático que traz a história de Karen Blixen, interpretada pela atriz Meryl Streep.

Em outras palavras, uma dinamarquesa se muda para uma fazenda de café no Quênia e se casa com um barão, tornando-se administradora da propriedade.

Porém, tudo muda e se transforma com a chegada de Denys Finch Hatton, um aventureiro aristocrata inglês interpretado por Robert Redford. Ou seja: também tem drama e romance nos filmes com café.

5) “Café com Canela” (2018)

Acima de tudo, não poderia faltar um filme brasileiro, já que nosso país é o maior produtor e exportador de café no mundo. A obra, pois, é a prova de que nosso hábito de tomar um bom café da tarde pode até mesmo salvar vidas.

Após a perda do seu filho, Margarida (Valvinéia Soriano) vive isolada da sociedade. Certo dia, sua ex-aluna, Violeta (Aline Brunne), faz uma visita para um cafezinho.

6) “Caffè Sospeso” (2017)

De acordo com a tradição italiana Caffè Sospeso, é comum um cliente deixar a bebida já paga para ser apreciada por outra pessoa, anônima, em um momento posterior.

Sob o mesmo ponto de vista, o documentário passa por cidades como Buenos Aires, Nova Iorque e Napoli. Desse modo, a jornada observa a socialização que pode resultar do ato de tirar um tempinho para tomar um café.

Em conclusão, o documentário apresenta relações espontâneas e pessoas comuns, como clientes, baristas e donos de cafeterias.

E você, conhece outros filmes com café em que a bebida tem um papel marcante na história?


Tags: