Fórum Mundial de Produtores de Café discute prosperidade

Fórum Mundial de Produtores de Café discute prosperidade

A terceira edição do evento também falará de sustentabilidade. Evento acontece virtualmente no dia 15/07, com a participação de autoridades do setor

2 minutos de leitura

O 3º Fórum Mundial de Produtores de Café acontecerá no dia 15 de julho, virtualmente, para debater a criação de Planos Nacionais de Sustentabilidade do setor cafeeiro. Participarão diversas autoridades de vários países, desta vez, em Ruanda, na África. O Fórum acontece a cada dois anos e já contemplou a Colômbia e o Brasil.

A segunda edição, em 2019, em Campinas/SP, foi organizada pelo Conselho Nacional do Café (CNC) em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul). A cada edição são esperados representantes dos produtores rurais, indústrias, governos, agências multilaterais e ONGs de mais de 40 países. 

Em notícia divulgada pelo CNC – Conselho Nacional do Café o presidente da entidade, Silas Brasileiro, afirma que o Fórum é uma excelente oportunidade para reunir e debater mundialmente sobre o futuro do setor cafeeiro. “Precisamos pensar nas gerações de cafeicultores futuras, em tornar a produção de café cada vez mais sustentável, com garantia de renda digna aos produtores”.

Fórum Mundial de Produtores do Café

Em 2021, o evento terá uma parte online por conta da pandemia da Covid-19. Os especialistas abordarão a prosperidade dos cafeicultores e a sustentabilidade da cadeia de valor mundial do café.

Objetivo do evento

Ainda de acordo com a notícia do CNC, o Fórum tem como foco analisar e desenvolver uma agenda ambiciosa rumo à verdadeira prosperidade da produção de café, permitindo à cada geração de produtores condições de vida melhores que a geração anterior. 

Programação

O Fórum será dividido em duas partes: a primeira (em julho) virtualmente, que servirá de base para a consolidação do conceito de prosperidade dos cafeicultores e a cooperação internacional necessária para alcançá-la. Já a segunda parte será presencial na cidade de Kigali, Ruanda, em julho de 2022, e terá como foco a apresentação das diretrizes dos Planos Nacionais de Sustentabilidade da Produção de Café que visam ajudar os países produtores a desenvolver tais planos. Um percurso virtual por terrenos cafeeiros na Ruanda trará aos participantes do evento a oportunidade de explorar e descobrir diferentes modelos de cafezais.

O Terceiro Fórum Mundial de Produtores de Café contará com a participação da Ministra de Agricultura da Ruanda, Dra. Gerardine Mukeshimana, do ex-Primeiro Ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, do ex-presidente da Costa Rica, José María Figueres, do Banco Mundial, entre outras autoridades.

O evento online será gratuito e terá tradução em inglês, espanhol, francês e português. Para se inscrever acesse aqui.


Tags: