Goiás avança na produção nacional de café Top view of delicious roasted brown beans of coffee composed in heap with green plant leaves.

Goiás avança na produção nacional de café

Resultado está na primeira edição do Agro em Dados de 2023

< 1 minuto de leitura

Mesmo com uma produção tímida, se comparada com grandes produtores nacionais como Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, Goiás avança na produção de café e já ocupa o 7º lugar no ranking nacional.

Os dados fazem parte do boletim Agro em Dados, conforme divulgado pelo Agrolink.

Goiás avança

No estado, a safra 2021/2022 chegou ao alcance de 16,6 mil toneladas, número que representa, sobretudo, um aumento de 19,9% em relação ao ciclo anterior. 

De acordo com a primeira edição do Agro em Dados de 2023, divulgada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo do Estado de Goiás, o relatório aponta, também, as cidades que se destacam.

Desse modo, municípios como Cristalina, Cabeceiras e Campo Alegre de Goiás têm tido relevância na produção estadual do grão.

Mercado

O documento revelou, ainda, os principais destinos das exportações internacionais do café goiano. Como, por exemplo, Estados Unidos, Alemanha, Itália e França. 

Por fim, o boletim destaca os preços do café com base em dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). E, em síntese, houve alta nos valores desde 2021. Todavia, com queda, em suma, no último trimestre do ano passado, motivada pela estimativa positiva de produção de café pelo estado.  


Tags: