Na Europa, o café poderá virar artigo de luxo
Especialistas avaliam que novas altas nos preços podem ocorrer devido, principalmente, às mudanças climáticas e efeitos da pandemia
O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Para se ter uma ideia, ele perde apenas para a água. E, desde já, motivos para entender essa preferência não faltam, não é mesmo? Já imaginou o café como um artigo de luxo?
Afinal é quase impossível resistir ao cheirinho de café feito na hora. Pode ser, eventualmente, no início da manhã, depois do almoço, ou mesmo para ter disposição ao longo do dia.
Assim, as pessoas consomem grãos de café em todo mundo. E, há, inclusive, cafés para todos os bolsos e gostos, sem contar que a bebida pode ser usada no preparo de diferentes sobremesas.
Devem ocorrer novas altas
Porém, nos últimos meses o preço do café tem ficado mais caro em todo o mundo, especialmente na Europa, como divulgado em reportagem do Agrolink.
Para os especialistas, contudo, o preço não deve sequer recuar em um futuro próximo. Obviamente, que a pandemia acelerou esse processo, mas não só ela.
Outros motivos são as mudanças climáticas globais que incluem, ainda, a estiagem ou mesmo o excesso de chuvas, além da redução na oferta de fertilizantes.
Artigo de luxo
Tudo encarece o processo de produção, sem contar os impostos adicionais da bebida. As empresas do setor cafeeiro na Alemanha, contudo, já sentem os efeitos do grão mais caro que, nesse sentido, está se tornando artigo de luxo.
Em conclusão, Montgomery, que é gerente de marketing da Fjord Coffe Roasters Berlin, sugere que a xícara de café em uma cafeteria na Europa deveria custar entre 5 e 6 euros na Alemanha, principalmente, porque a “cada quilo de grão torrado vendido no mercado alemão, 2,19 euros vão para o Estado”, pontua ele.