Novo diretor aponta desafios à frente da BSCA
Vinícius Estrela assumiu cargo, após Vanusia Nogueira integrar a Organização Internacional do Café
A cadeira que o gestor em negócios Vinícius Estrela vai ocupar de agora em diante, na BSCA, é o marco de um novo desafio profissional. Nos últimos 15 anos, o administrador de empresas, natural de Goiás, se dedicou a temas como internacionalização de empresas, exportação e atração de investimentos.
E a princípio, foi nesse tempo que se aproximou do mundo do café e conheceu a BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais. Agora Estrela vai suceder Vanusia Nogueira, que assumiu a diretoria executiva da Organização Internacional do Café (OIC), com sede em Londres, na Inglaterra.
Setor gigante
Estrela avalia que os novos desafios são condizentes com o tamanho do setor. “Nas últimas décadas a BSCA construiu uma plataforma muito sólida de comercialização e de imagem do café brasileiro, que traz uma perspectiva de bons resultados”, avalia.
Justamente por isso, uma das primeiras tarefas do diretor será manter o trabalho de fortalecimento da imagem dos cafés especiais, ainda mais agora em um momento de retomada econômica mundial.
Nesse sentido, o trabalho é elevar a visibilidade das marcas brasileiras em congressos internacionais. “Agora em junho nós apresentamos a cafeicultura brasileira sob o viés da sustentabilidade em um congresso espanhol. Também participaremos de eventos em outros países, como EUA e Itália para gerar exportação e promover a imagem dos cafés especiais”.
Estrela é graduado em Relações Internacionais, com pós-graduação em Gestão de Negócios e longa experiência em promoção comercial em diversos segmentos da economia brasileira. Por isso, então, que um dos maiores concursos mundiais de café, o “Cup Of Excelence” é para ele um capítulo à parte.
Por enquanto Estrela não quis adiantar nada sobre o evento, que é uma importante vitrine internacional. “Teremos novidades. E vamos anunciá-las no momento oportuno”, enfatizou, reforçando o compromisso da BSCA de buscar inovações.
Estreia de destaque
De acordo com o presidente da BSCA, Henrique Cambraia, a nova gestão deve contribuir de forma relevante para os trabalhos de consolidação da imagem dos cafés especiais do Brasil. “Com sua formação e a experiência profissional, o Vinicius certamente nos ajudará a posicionar o Brasil, cada vez mais, como um dos principais players na cadeia mundial de cafés especiais, provendo cafés de qualidade, sustentáveis e com certificação de rastreabilidade”, comenta.
Se por um lado Estrela fez mistério sobre alguns dos desafios, por outro lado ele é enfático em relacionar o fortalecimento da imagem do café brasileiro no exterior a uma crescente responsabilidade. “Devemos ser protagonistas na reorganização da cadeia produtiva no pós-pandemia. Precisamos também valorizar cada elo na cadeia produtiva. E em especial um consistente trabalho de valorização do café brasileiro mundo afora”. Concluiu ele, lembrando que, dessa forma, a BSCA contribuiu para o protagonismo do Brasil no mercado global de commodities nas últimas décadas.
Minicurrículo
Vinicius Estrela é graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduado em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (IBMEC). Atuou na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) por 15 anos. E gerenciou ações de promoção comercial de diversos setores da economia brasileira. Em especial com a carteira de alimentos e bebidas, assim como as plataformas de negócios da entidade em grandes eventos, como Olimpíadas, Copa do Mundo e exposições universais. Por último, Estrela atuou no Escritório da Apex-Brasil para o Sudeste antes de assumir a BSCA.