O que esperar da FEMAGRI 2023?
Conheça algumas das novidades em tecnologia presentes na feira, que ocorre de 08 a 10 de fevereiro em Guaxupé/MG
A 22ª FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé – irá apresentar, na próxima semana, as novidades no ramo de produtos e maquinários para a lavoura de café.
Dentre as soluções que serão apresentadas estão, por exemplo, máquinas que auxiliam no processamento de café, equipamentos para fermentação do grão e, ainda, colhedoras de alta performance.
E para que os visitantes possam conhecer, antecipadamente, algumas dessas inovações, o Hub do Café preparou um resumo das novidades. Confira:
1 – Centriflux Cafés – Empresa Origem do Brasil
É possível agilizar a secagem e o fluxo de colheita, acelerando o processo. Por isso, durante a FEMAGRI, os desenvolvedores da Centriflux vão apresentar uma máquina 2 em 1. Ela centrifuga, seca e transporta todos os tipos de cafés em fluxo contínuo, sem causar danos físicos à estrutura do grão.
De início, o café é processado por via úmida, ficando enxuto para os processos seguintes. E como diferencial, a máquina é prática, de fácil instalação e, sobretudo, pode ser integrada às estruturas preexistentes, não requerendo adaptações e gastos adicionais com obras.
Além disso, a Centriflux Cafés otimiza o uso da estrutura de secagem, dos recursos energéticos e, por fim, de mão de obra, reduzindo os custos do processo, o que o torna mais sustentável, como afirma Douglas Ferreira, Supervisor de Mercado de Máquinas da Cooxupé.
“Os grãos são colhidos em seu estágio de maturação de maior valor e secos corretamente, melhorando a qualidade final e, consequentemente, a comercialização”, explica.
2 – Cilindro Rotativo para Fermentação Controlada – Empresa Palinialves
Um café superior, antes de mais nada, passa por diferentes processos. Um deles é a fermentação que, se feita adequadamente, aumenta a qualidade e possibilita novas nuances para a bebida.
Por isso, durante a FEMAGRI, a Palinialves apresentará um cilindro com timer para a determinação do número ideal de rotações que o equipamento deve realizar. Isso ajuda a manter a homogeneidade do café enquanto ocorre a fermentação.
O sistema de palhetas internas promove a movimentação dos grãos de maneira eficiente, sem danificá-los. O cilindro é soldado para garantir a vedação em borracha nas portas evitando, assim, o contato com o ar externo.
Dessa forma, a pressão dos gases liberados dentro do cilindro é controlada através de válvula de alívio e controle de pressão, exclusivos do sistema. E o equipamento possui, ainda, manômetro e termômetro de massa, sendo este digital ou analógico.
3 – Monitor GFX-750 – Empresa Geoagri
A agricultura de precisão, obviamente, auxilia o produtor em tomadas de decisão mais rápidas e assertivas, com ganhos na produtividade. Pensando nisso, a Geoagri traz para a FEMAGRI um monitor versátil com opção de aplicativos de exibição Precision-IQ™. Ele permite realizar a configuração da máquina de forma mais intuitiva garantindo, assim, a eficiência no treinamento de novos operadores.
Além disso, o sistema operacional Android facilita a adição de novas funcionalidades de acordo com as necessidades da operação, flexibilizando o uso do equipamento.
Com esses diferenciais, o monitor Trimble GFX-750 (com compatibilidade ISOBUS) é uma interface moderna que garante eficiência à operação, controlando automaticamente a taxa e seção dos implementos de diversas marcas do mercado.
4 – Colhedora de Café Modelo Reservatório – Empresa Makreis
Uma colhedora de café é um equipamento que auxilia o trabalho no campo a depender, inclusive, da dimensão e produtividade na cafeicultura. Afinal, a colheita é, basicamente, a parte mais onerosa do processo.
E pensando em auxiliar em grandes processos agrícolas e reduzir a dependência da mão de obra cada vez mais escassa no campo, a Makreis traz a Colhedora Reservatório, que dispõe de descarga em reservatório basculante, atendendo às normas NR31 e NR12.
Além do mais, o reservatório possui capacidade de 3.600L de armazenamento, com distância de 2,5 metros do chão, garantindo uma colheita volumosa com qualidade.
5 – Protetor de Motores Vigia e Telemetria – Empresa Colven
Um protetor automático de motor tem como função desligar o motor em caso de problema ou superaquecimento. E o Protetor Automático de Motores VIGIA é uma invenção da COLVEN, que vem sendo aperfeiçoada desde 1970.
Com quase quarenta anos de atuação no mercado internacional, a marca é sinônimo de proteção de motores, com atenção à inovação. Pois, oferece em tempo real a localização e o estado dos veículos ao integrar essas informações. Isso poupa tempo, manutenção, combustível e pneus, como lembra Ferreira.
“O protetor garante maior vida útil ao motor, evitando desgastes. E, nesse caso, a tecnologia está embarcada em tratores da LS Tractor, que é parceira da Cooxupé”, declara.
Estes e muitos outros produtos, tecnologias e soluções estarão à disposição dos visitantes dentre os 148 estandes da FEMAGRI. O evento ocorre nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, na Avenida Vereador Nelson Elias, no Japy, em Guaxupé/MG. E tem, por fim, entrada gratuita.